Ideias de decoração para transformar a casa em um refúgio acolhedor no inverno
Com a chegada das temperaturas mais baixas, o inverno se torna a estação ideal para transformar a casa em um verdadeiro refúgio de aconchego. É o momento de repensar os espaços e apostar em elementos que trazem calor, conforto e personalidade. Arquitetos e decoradores compartilham soluções criativas de decoração para o inverno, que vão desde a tecnologia das lareiras automatizadas até a presença marcante das obras de arte para aquecer não só o ambiente físico, mas também a atmosfera do lar.
Lareira high tech

A lareira é sem sombra de dúvidas um dos elementos de décor mais marcantes do inverno. Para Roberta Lanza, a lareira é um elemento essencial para aquecer não apenas o espaço físico, mas também a atmosfera da casa. “A lareira é a essência do lar. Unir essa peça com tecnologia é perfeito para o inverno. Adoro especificar lareiras a gás, além de serem mais seguras, elas permitem uma conexão direta com o sistema de automação da casa. Isso permite que o cliente consiga programar a lareira e chegar em casa com ela ligada e com a casa aquecida no inverno”, indica a arquiteta. Assim, você pode criar o ambiente perfeito para um frio aconchegante, em total conforto e praticidade.
LEIA TAMBÉM: Esqueça o “menos é mais”: dicas para adotar o estilo maximalista na decoração
Spa em casa

Perfeito para os momentos de relaxamento e conexão. Transformar o banheiro do casal em um spa é a solução perfeita para os dias mais frios. A arquiteta Karolinna Venturi sugere trazer essa atmosfera em diversos elementos. “Para o banheiro da suíte gosto de valorizar a banheira, perfeita para momentos de relaxamento, ela por si só já pode entregar essa experiência de spa. E por que não ousar e explorar essa peça com materiais diferentes como a resina? Eu adoro e já coloquei nos meus projetos!” revela a arquiteta. Adicionar velas, sais de banho e toalhas macias também podem transformar o simples ato de tomar banho em uma experiência de spa.
Tecidos que aquecem

Entregar uma composição com diferentes texturas faz toda diferença no resultado final de um projeto. O arquiteto Gustavo Scaramella enfatiza a importância de misturar texturas e estampas para criar um ambiente aconchegante. Ele garante que o uso de almofadas, mantas e tapetes convidam ao toque e ao relaxamento. “Criar é sair da zona de conforto e ousar. Gosto sempre de criar um conceito próprio para cada cliente e pensar em aquecer a casa com um mix de texturas faz toda diferença na rotina dos clientes. O veludo, por exemplo, é uma ótima opção para os estofados, aquece o ambiente e ainda entrega um toque próprio ao projeto “, conta o arquiteto. Afinal de contas, o frio pode ser chique, marcante e com muita personalidade.
Design e obras de arte

Formas, obras e cores. Para a decoradora Walkiria Nossol, peças de design e obras de arte são essenciais para aquecer o ambiente com cores e personalidade. “Nos meus projetos valorizo a curadoria de quadros, esculturas e acessórios decorativos com tons quentes e vibrantes para os ambientes. Além de deixar a casa mais estilosa, essas peças podem estimular uma sensação de acolhimento e bem-estar, contribuindo para um espaço mais acolhedor” afirma a arquiteta. Estes elementos são perfeitos para quem busca mudar a decoração da casa, sem grandes obras. Esta é a oportunidade perfeita para uma visita em uma galeria com a decoradora para mudar os ares da casa nesta estação.