Aconchego & utilidade: como tornar a varanda um espaço indispensável na casa
Desde a pandemia, casas mais acolhedoras e que sirvam a diferentes funções se tornaram prioridade para a população brasileira. As varandas passaram a ser espaços cruciais nesses lares, como alternativa para receber as pessoas ou fazer uma refeição diferente.
Usar elementos que trazem aconchego e conforto elevam muito a qualidade de vida, e com a varanda não poderia ser diferente. De acordo com a empresária Priscila Prieto, especialista em móveis planejados e decoração para apartamentos, no geral, esses espaços podem ter mil utilidades, mas, quando não bem-dispostas, se mostram completamente inúteis. “Apesar de ser mais externa, a varanda é anexa aos espaços sociais, dando uma espécie de continuidade aos cômodos e indo até a fachada”, revela.
Organizar e decorar esse ambiente é uma maneira de transformar o local em um ponto de apoio ou descanso. Para isso, o primeiro passo é justamente definir o objetivo da varanda. É um espaço mais zen, para relaxamento? Ou é um setor gourmet da casa? As escolhas começam a partir dessa definição, desde a usabilidade como um todo até as pequenas peças que farão parte do projeto.
Seja qual for a decisão, a decoradora indica usar plantas. “Elas são bem-vindas em todo lugar. Entretanto, é fato que, quando presentes nas varandas, têm um valor ainda mais especial. Isso porque frequentemente são espaços que recebem luz solar direta, então, tornam-se propícios para ser morada de muitas espécies”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Inspiração: 9 ambientes com as cores de 2023 para você se inspirar na décor
Além disso, o verde sempre dá mais charme e beleza, proporcionando uma sensação de conforto e deixando tudo mais intimista. Se essa for a intenção do morador, apostar na vegetação interna é sempre uma excelente escolha. “Caso você queira inserir plantas na sua varanda e não tem ideia de quais colocar, você pode apostar em lavandas, samambaias, margaridas, bambu da sorte, cactos, espada de São Jorge, Jiboia, entre outras”, completa.
Outro coringa é o tapete. Embora muitas pessoas não sejam tão adeptas do item, ele tem um papel importante para trazer um ar de conforto, integrando espaços e proporcionando a sensação de acolhimento. Nesse ponto, a empresária sugere produtos com materiais orgânicos, trazendo maior bem-estar a quem passar por lá. É necessário ter em mente ainda se o elemento vai ficar sob o sol ou a chuva, por exemplo. Os fatores climáticos impactam essa e outras decisões sobre móveis e objetos de decoração.
Caso a varanda seja compatível, Priscila recomenda colocar um sofá ou pelo menos uma poltrona. Se não for viável, elabore nem que seja um cantinho para se sentar e tomar um café, ler ou simplesmente relaxar. “Seja qual for o projeto, investir nos objetos decorativos é uma boa maneira de proporcionar ao espaço uma maior personalidade e estilo, com quadros, espelhos decorativos, vasos, esculturas e o que mais for preciso”, destaca.
A especialista recomenda usar a criatividade para criar um espaço que possa proporcionar ótimos momentos. “Anote as dicas, mas não fuja do seu estilo. É importante lembrar que sua casa é o seu templo. Portanto, decore de maneira que lhe faça sentir mais feliz e confortável”, conclui.