ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Decor Inverno 2022: arquitetos e designers trazem inspirações

Casa na montanha, no campo, na metrópole e até na praia! A partir de uma seleção de projetos repletos de calor, conforto e lazer, os profissionais de arquitetura e décor mostram o que está em alta na nova estação

 Temporada de Inverno 2022 começou! Junto com as baixas temperaturas esperadas para os próximos três meses, também surge o desejo de tornar o lar ainda mais aconchegante. Dessa maneira, vale apostar em uma série de melhorias para deixar a casa ainda mais quentinha e aproveitar cada momento da nova estação. Como forma de inspirar quem vai decorar a casa, um time de arquitetos e designers da dc33 Comunicação apresenta uma série de projetos, soluções e dicas incríveis para o período. Casas de temporada, lareiras, adegas, livings acolhedores e outros ambientes repletos de charme figuram nesta lista. Confira!

“Adoramos a atmosfera única do Inverno. Sempre nos preocupamos em levar as novidades e tendências para nossos clientes. Proporcionar espaços únicos em cada um dos projetos nos traz uma enorme satisfação” afirma a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Casas na Montanha, no interior e até no Litoral

É só falar de tempo frio que, inevitavelmente, todos lembram de férias nas montanhas, como é o caso da famosa cidade de Campos do Jordão. Repleta de atrativos como suas belezas naturais e a rica gastronomia, a cidade é um dos refúgios preferidos para quem visa ter uma casa para passar a temporada mais fria do ano.

Este chalé em Campos do Jordão tem inspiração no estilo Escandinavo, muita madeira, tons claros e conexão com a natureza / Projeto de Korman Arquitetos. (Fotos: Gui Morelli)
Outro exemplo de imóvel em Campos do Jordão, com vista privilegiada para as montanhas. Um dos destaques da sala de estar é a lareira, que garante um lugar gostoso na residência de inverno / Projeto do escritório Macedo e Covolo. (Fotos: Eduardo Pozella)

Do revestimento às poltronas e a mesa de centro, a madeira cria um clima aconchegante e na temperatura adequada para os dias de frio”, conta Giselle Macedo, do escritório Macedo e Covolo.

Decor Inverno 2022
Casa de Campo no interior: Na parede da TV foi criada uma lareira emoldurada por uma estrutura de chapa cimentícia e revestida de porcelanato. Por precaução, a caixa da lareira foi feita de tijolos refratários, que não deixam passar o calor para a tela / Projeto de Bruno Moraes Arquitetura. (Foto: Guilherme Pucci)
Decor Inverno 2022
Para quem gosta do litoral, mesmo no inverno: localizada na pousada Villa Sapê, em Ubatuba, essa suíte traz um cantinho acolhedor próximo à fogueira. Também existe outra opção com um ofurô em meio à natureza / Projeto do arquiteto Cezar Scarpato. (Fotos Bicubico)

Abuse dos materiais quentinhos!

Decor Inverno 2022
Neste apartamento, no Jardim Paulista, a arquiteta Carina Dal Fabbro teve como inspiração a leveza dos tons amadeirados combinados aos tecidos de lã e linho. Diferentes nuances de verde – cor que está em alta – foram espalhamos em pontos da decoração, como almofadas e poltronas, sem perder a elegância, nem se tornar enjoativo. (Fotos: Rafael Renzo)

O Inverno não precisa ser sinônimo de frio. Nesta época, nada melhor do que sentir um toque macio ao encostar em móveis e acessórios. Por isso, aposte em tecidos felpudos, aveludados ou de lã para almofadas, mantas, tapetes e cortinas! Nessa mesma linha, tapetes mais altos trazem a sensação de acolhimento no frio, enquanto cortinas mais encorpadas ajudam a amenizar o vento que pode entrar pelas frestas das janelas. 

Decor Inverno 2022
O living ganha um ar tanto de sofisticação quanto de acolhimento. O charme está garantido com itens de decoração selecionados a dedo, como as velas, as almofadas que conversam com os quadros, as plantas propondo pontos verdes na sala de tons sóbrios e elegantes / Projeto de Patrícia Penna. (Foto: Marco Tiê)

Reforma x Frio

Principalmente nas cidades com apelo turístico no inverno, boa parte das pessoas busca reformar as casas de temporada nos meses mais quentes. No entanto, a mão de obra, que já costuma ser escassa nessas regiões, fica ainda mais difícil de se contratar, seguindo a lei da oferta e da procura.

Para quem puder esperar mais um pouco e, tocar a obra nos períodos menos requisitados, é uma garantia de economia, afinal aqueles profissionais estarão com menor demandaMas, se o morador tiver pressa, o ideal é trazer algum prestador de fora e até comprar materiais em outra cidade”, aconselha o arquiteto Bruno Moraes.

Decor Inverno 2022
Ter uma casa de campo é o desejo de muitas pessoas, mas é preciso ficar de olho no período mais indicado para reformas. Nesta residência, os moradores têm vista da natureza, além de muita madeira no décor / Projeto de Bruno Moraes Arquitetura. (Fotos: Guilherme Pucci)

Lareiras

Para aquecer o lar, vale apostar nas lareiras, mas sempre tomando todos os cuidados. O ideal é realizar a instalação em áreas protegidas e afastadas de elementos inflamáveis. O modelo mais prático atualmente é o de lareira a álcool, também conhecida como “ecológica”, pois não necessita de uma estrutura específica (como chaminés ou dutos de exaustão, no caso das lareiras à lenha ou tubulação no modelo a gás).

Decor Inverno 2022
Projeto localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, que apresenta elementos coloridos, que dão alegria ao décor, uma vista de tirar o fôlego, além de uma lareira para aquecer os dias mais frios / Projeto do escritório Spaço Interior. (Fotos: Kadu Lopes)

Neste apartamento, como uma extensão da sala de estar, um sofá foi incluído na varanda, criando uma atmosfera confortável e exclusiva, onde a visão da capital paulista ganha contornos de mirante privativo para quem estiver no imóvel. Um detalhe muito charmoso foi instalado na varanda: uma lareira ecológica com os detalhes marmorizados na peça”, conta a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior.

Muito vinho!

Para quem sonha em instalar uma adega em casa, a boa notícia é que existem adegas de diversos modelos, preços e tamanhos, além das alternativas que podem ser feitas sob medida, ou seja, personalizadas de acordo com o local. 

Decor Inverno 2022
Nesta sala de estar integrada é possível ver tapetes e móveis com tecidos felpudos e aveludados. Ao fundo há uma agradável adega com uma parede ver ao lado | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura. (Fotos: Maura Mello)
Decor Inverno 2022
Nesta casa em Campos do Jordão, a adega charmosa e bem equipada está preparada para receber bem as visitas durante o Inverno / Projeto do escritório Macedo e Covolo. ( Fotos: Eduardo Pozella)

Decoração Natural

Aliás, para quem adora plantas e flores em casa – assim como o exemplo do projeto acima – a Vasart, empresa de vasos contemporâneos, indica algumas espécies que têm seu auge nesse período e podem compor a decoração do lar, tais como: azaleias, begônias, camélias, cíclames, cravos, crisântemos, gerânios, glicínias, lírios, prímulas, tulipas, entre muitas outras.

Iluminação no Inverno

A megastore Yamamura traz algumas dicas de iluminação para esta época. O ideal é apostar em lâmpadas com temperaturas de cor mais quente (entre 2400K e 3000K), que proporcionam maior sensação de calor ao espaço, além de utilizar a iluminação indireta, que aumenta a sensação de bem-estar. Entre os tipos de peças, vale apostar em pendentes e lustres em áreas de convivência, como salas de estar e jantar, assim como arandelas, luminárias de piso e abajures nos quartos.

Decor Inverno 2022
Tons neutros, luzes indiretas e aconchego definem este dormitório de casal | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura. (Foto: Herman Charles Christ – Buzina de Imagem)

Deixe um comentário