Conhecemos! O maior showroom da Sierra Móveis e outros destaques da sofisticada marca de mobiliários
A convite do Grupo Sierra, a TOPVIEW desembarcou em Gramado, no Rio Grande do Sul, para conhecermos as instalações da marca. Entre 23 e 24 de maio, conhecemos a fábrica, o mega showroom da Sierra e a Noca – nova marca do Grupo, que traz um modelo produtivo inusitado. Continue lendo para saber o tudo o que vimos por lá!
Fábrica da Sierra Móveis
Uma estrutura suntuosa abriga a fábrica da Sierra Móveis. Diferentemente dos galpões tradicionais, a estrutura de tijolos à vista em estilo castelar mostra haver cuidado em cada etapa produtiva. Esse é um capricho de André Tissot, fundador da marca, que pessoalmente idealizou o espaço.
“A nossa fábrica é uma grande marcenaria”, conceitua Carlos Eduardo Dal Vesco, Diretor Corporativo de Novos Negócios do Grupo Sierra.
Dal Vesco conta que a empresa atua em 60 lojas no Brasil e mais 10 operações internacionais. Em sua maioria na América Latina, o Grupo Sierra está presente no Chile, no Uruguai, na Argentina, no Panamá, no Paraguai, no Peru, na Colômbia, na República Dominicana, na Bolívia, nos Estados Unidos e, de forma mais recente, em Portugal — primeira loja da marca na Europa.
Com 80 mil m², a fábrica conta com espaços administrativos e produtivos. Ao dia, cerca de 800 peças são finalizadas. Um número expressivo, para uma fábrica que investe em madeira de reflorestamento — que leva cerca de um ano para ser tratada e colocada como matéria-prima para as peças.
Luciano Schaefer, Diretor Industrial do Grupo Sierra, explicou a demora neste processo: “toda a madeira que chega na fábrica é levada primeiro para a inspeção de qualidade, depois é feita a gradeação (colocação em uma grade para separação e secagem). Durante o processo de secagem, ela fica exposta ao sol, calor, vento e até neve”.
Por isso, a madeira é levada posteriormente a uma estufa, onde técnicos da marca fazem análises diárias para garantir que a matéria-limpa esteja limpa e não esteja em nenhuma situação que possa prejudicar a qualidade e a durabilidade do móvel. “Toda a madeira usada hoje, está há, no mínimo, um ano no pátio da Sierra”, conclui Schaefer.
E, embora a madeira seja o destaque produtivo em termos de uso de materiais, o Grupo Sierra investiu recentemente R$ 4 milhões para expandir a atuação com mármores e pedras. Agora, a empresa pode cortar, moldar e montar produtos com essa matéria-prima e reduzir os danos por falta de reforço.
A última parte da visita à fábrica da Sierra Móveis foi para conhecer a área de acabamentos. Onde a mágica acontece! A empresa investe em trabalho artesanal, assim, garante a personalidade, a sofisticação, a exclusividade e a qualidade prometidas em cada uma das peças.
Diego Liz, também Diretor Industrial, conta um dos segredos do trabalho da Sierra Móveis — que permite a personalização de tecidos, cores e estruturação das peças — as peças semi-acabadas ficam em um estoque esperando o momento de serem escolhidas para ganharem os acabamentos à disposição dos clientes. Depois do processo de decisão de escolhas, elas vão para aplicação dos detalhes finais. “É o pedido do cliente que faz a gente produzir”, enfatiza Liz.
Assista ao vídeo da visita à fábrica do Grupo Sierra
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A maior loja conceito de móveis do Brasil
O maior showroom da Sierra Móveis tem também outro título: o de maior loja conceito de móveis do Brasil. Sob curadoria de Marisa Tissot, esposa de André Tissot e também à frente das decisões do Grupo, há mais de 700 peças em exposição no espaço encantador.
Ao entrar, o cliente se depara com uma estrutura privilegiada: 3,4 mil m² de extensão. Na loja, localizada em Gramado, o cliente pode conhecer as possibilidades de personalização dos móveis, como ao se deparar com os mais de 100 tecidos para escolha, imaginar os ambientes, projetar junto à equipe do Grupo Sierra e até mesmo, usar o espaço como paisagem para fotografias.
“Iniciamos um trabalho, há mais de cinco anos, para transformação da marca. Ela vem sendo planejada e mudada para um conceito bastante atual, com operação no Brasil e no mundo todo. É uma transformação do Grupo Sierra, estamos levando o nosso DNA e a nossa identidade visual para toda a rede — não só de construção, mas do mobiliário como um todo. Já temos 11 lojas da Sierra neste conceito e levaremos isso às outras lojas”, destaca Jarbas Luiz Bataiolli, Diretor Comercial do Grupo Sierra.
Um dos espaços mais interessantes foi a adega com charutaria. Vinhos e charutos são a paixão de André e ele as levou para dentro da loja. Em uma pequena sala, clientes especiais podem conversar e conhecer a capacidade produtiva da Sierra: a grande adega de duas portas, acompanhada de uma menor, estão à disposição para venda. A versão de uma porta, emoldurada por madeira, é anunciada por R$ 70 mil. Um luxo!
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A inusitada Noca Móveis
Em frente à fábrica da Sierra Móveis está a Noca Móveis. A nova aposta do Grupo Sierra, que já têm uma boa relação com o mercado sustentável ao destinar resíduos para se transformarem em matérias-primas para outras empresas e ao fornecer a possibilidade de reformar os produtos para garantir um reciclo na decoração, é no polyvinyl (PVC).
O composto, que reforçado pelos líderes da empresa, conta com nada mais nada menos do que sal de cozinha. O conceito inovador de fabricação garante produtos duráveis e 100% recicláveis. Para mostrar a resistência do produto, a marca tem logo na entrada da loja conceito um dos móveis em um aquário. O produto recebe água durante todo o tempo, sem empenar, aumentar o tamanho ou se desfazer em lascas. Veja abaixo como funciona!
No tato, os produtos lembram o PVC. Mas a estética é refinada, como em todos os produtos da Sierra. E com uma vantagem importante: como não contam com madeira na composição, evitam a propagação de fungos, de bactérias, de mofos, de insetos e de aracnídeos nos lares.
“A sustentabilidade da Noca é na veia. A Noca hoje é muito mais completa no ciclo sustentável, por conta da reciclagem do PVC, que alcança 100%”, destaca Dal Vesco, que também está à frente desta marca.
Para quem escolher os produtos desta marca do Grupo Sierra, há outro benefício: o programa de recompra. Se, em algum momento, o cliente decidir trocar os móveis, pode devolvê-los à Noca, que o transformará em mais matéria-prima. Assim, o cliente ganha um voucher equivalente ao peso do produto devolvido para investir em novas peças.
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O futuro do Grupo Sierra
Durante a viagem, também tivemos a oportunidade de conversar com André Tissot, que delineou o futuro da marca.
“O futuro da Sierra é cada vez mais sofisticar o produto, com mais bom gosto, com mais design e mais atualizações. E a Sierra busca isso, diariamente, no mercado, o que tem de mais sofisticado em termos de matéria-prima, de acessórios e de componentes para nós termos um produto atualizadíssimo”.
André explica que isso é importante para os planos de expansão na marca: “hoje, nós não pensamos só no Brasil, a Sierra é mundo”. E destaca que a empresa não só está na América Latina, mas que já conquistou a América do Norte a Europa e almeja a Arábia.
Em planos breves, já há inaugurações previstas da Sierra Móveis para o Brasil: “neste ano, já temos definidas mais cinco aberturas de lojas, como em Brasília. E também, estamos em negociação para mais 7 unidades no Brasil, para o fim de 2023 ou início de 2023”, conta Bataiolli.
“Nós estamos próximos de atingir as nossas metas deste ano”, afirma o Diretor Comercial. No ano passado, a empresa faturou mais de R$ 450 milhões em vendas. Em cinco anos, o Grupo Sierra deseja chegar em R$ 600 milhões de faturamento.