ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Conheça o projeto que reinterpreta o neoclássico

Escritório de Naiara Ceccon faz da linguagem contemporânea uma mescla de influências, com uma linha modernista que foge do óbvio em uma residência de 600 m² na capital paranaense

Com um olhar que transcende as convenções e uma paixão declarada pela inovação, a arquiteta Naiara Ceccon assina um projeto residencial de 600 m² que é um verdadeiro manifesto sobre a evolução da arquitetura. Longe de se prender a uma única escola, Ceccon — que se identifica mais com a linha modernista, mas não se limita a ela — abraça o desafio de reinterpretar o estilo neoclássico, traduzindo-o para uma linguagem contemporânea, elegante e, acima de tudo, funcional para o estilo de vida de seus clientes.

A obra se destaca por seu equilíbrio, simetria e uma elegância sóbria, mas é na ousadia de seus detalhes que reside sua inovação. Com uma fachada imponente com volumes bem definidos, mantém a essência clássica das colunas e molduras, mas as linhas são limpas e os materiais modernos e atuais.

Segundo a arquiteta, a essência do neoclássico é justamente “criar algo novo sobre um estilo que já existiu”, transformando a escolha pessoal do cliente em uma arquitetura que ousa e inova, independentemente das linguagens deperíodo e época.

Triunfo da integração e da luz

O projeto de Naiara Ceccon valoriza a fluidez espacial, criando ambientes amplos e harmoniosos, ideais para o convívio familiar e social. A grande sala social da entrada é banhada por uma abundante luz natural, destacando a proporção equilibrada da volumetria. O detalhamento é refinado e sofisticado, com o uso de boiseries e uma iluminação cuidadosamente pensada.

A sofisticação é marcada pelo uso de lustres de cristal e uma iluminação suave que, além de decorativa, possui uma função específica. “Cada lustre tem uma função, seja para marcar a entrada, a mesa de jantar ou o enquadramento dos painéis de parede”, sintetiza Naiara.

LEIA TAMBÉM: Empreendimento curitibano recebe inédito prêmio internacional

No que tange à reinterpretação do estilo, a arquiteta não se limitou às regras tradicionais. Na sala principal, por exemplo, as boiseries se prolongam até o teto para conferir uma sensação tridimensional, uma quebra com a limitação do clássico que as restringiria à parede. Na parede da escada, um detalhe em preto emoldura o espelho em bisotê – cujas peças foram coladas manualmente –, estendendo-se ao detalhe no chão e enfatizando o lustre, com o mesmo objetivo de proporcionar uma sensação tridimensional, em contraste com a limitação em painéis do clássico.

Em suma, o neoclássico de Ceccon é sobre ousadia: seguindo o estilo, mas inovando em sua aplicação.

Pensando no estilo de vida dos proprietários, que realizam muitos
eventos e festas, a funcionalidade da residência foi uma prioridade. (Foto: Guilherme Lopes)

Conforto acústico e materiais nobres

Pensando no estilo de vida dos proprietários, que realizam muitos eventos e festas, a funcionalidade da residência foi uma prioridade. Soluções construtivas avançadas, como o uso de vidros acústicos e uma estrutura específica, foram empregadas para garantir o conforto e a privacidade, permitindo o uso das áreas de festas sem incomodar o entorno urbano. O térreo, principal ponto de convivência, foi todo trabalhado com tratamento acústico.

Na parede da escada, um detalhe em preto emoldura o espelho em bisotê, cujas peças foram coladas manualmente. (Foto: Guilherme Lopes)

A área social era de extrema importância e, por isso, todo o pavimento térreo foi planejado para receber convidados. Os cômodos são abertos e integrados, garantindo total liberdade de trânsito para os visitantes, enquanto a área íntima ficou restrita ao segundo e terceiro pavimentos. Até mesmo a sala de home theater foi alocada no térreo, um pedido do cliente para o uso das crianças, mostrando que a casa é, acima de tudo, um reflexo do estilo de vida de quem nela habita. “A casa deve ser uma moradia, dar prazer e atender quem nela convive, e não apenas seguir um padrão”, pontua a arquiteta.

A sofisticação é marcada pelo uso de lustres de cristal e uma iluminação suave. (Foto: Guilherme Lopes)

A paleta de cores, por fim, combina tons neutros com detalhes metálicos em dourado, o que gera uma composição sofisticada e atemporal, transmitindo um ambiente de requinte. A sofisticação é reforçada pela escolha de materiais nobres, como mármore, granito e revestimentos claros. O uso de materiais atuais, como porcelanatos em grandes formatos e pisos vinílicos, é inspirado em texturas naturais, com o auxílio da tecnologia para maior praticidade na aplicação e execução.

Impermix é parceria na alta padrão

A excelência da obra é complementada pela escolha de fornecedores de renome, como a Impermix, referência no mercado de Curitiba com mais de 50 anos de tradição. Conhecida por seu portfólio de alto padrão e parceria com grandes profissionais, a empresa forneceu para a residência os produtos de revestimento, louças e metais.

A sofisticação é reforçada pela escolha de materiais nobres, como mármore, granito e revestimentos claros. (Foto: Guilherme Lopes)

O resultado é um projeto que une a grandiosidade do neoclássico à funcionalidade e à tecnologia da arquitetura moderna, com o toque inconfundível de uma profissional que entende que a casa deve ser o reflexo da identidade e do prazer de seus moradores.

Serviço

Endereço: Av. do Batel, 1.550 – Batel
Telefone: (41) 3019-8962
Instagram: @naiaraceccon_arq

Este conteúdo é um Publieditorial

O Publieditorial trata-se de um conteúdo em formato editorial criado
especialmente para o cliente. Esta notificação faz parte da nossa política de
transparência com o leitor e o mercado anunciante.