ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Conheça o primeiro laboratório de neuroarquitetura do Brasil, o Roca NeuroLAB

Instalado no showroom da Roca Brasil Cerámica, no Paraná, o laboratório vai liderar pesquisa sobre neurociência aplicada a arquitetura e ficará aberto para visitação

Você já ouviu falar de neuroarquitetura? O termo se refere ao estudo da neurociência aplicado a arquitetura, que tem como objetivo entender como o cérebro reage a determinados espaços, que impactam diretamente na saúde e comportamento humano. “O estudo da neuroarquitetura é de extrema importância para os profissionais do ramo, pois auxilia na criação de ambientes mais humanizados, com projetos voltados ao bem-estar físico e emocional”, destaca Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica e especialista em Neurociência com ênfase em Marketing.

A empresa, referência no setor de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, se debruçou sobre o tema e se orgulha de inaugurar o Roca NeuroLAB, primeiro laboratório de neurociência aplicada a arquitetura no Brasil.“Nos unimos com a NeuroArq Academy, expert no assunto, e criamos um verdadeiro laboratório em nosso showroom, que será usado para experimentos relevantes para todo o mercado”, destaca Christie.

Roca NeuroLAB. (Foto: Views Produções Artísticas)

Com 145 m² e localizado no showroom da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo (PR), o Roca NeuroLAB foi projetado para dar vida a um experimento científico que, com os conceitos da neuroarquitetura, busca por soluções que impactam positivamente o estilo de morar. Serão 120 participantes, com diversos perfis profissionais – como funcionários da própria fábrica, jornalistas, designers, arquitetos, publicitários – que, através de sua vivência no NeuroLAB, contribuirão diretamente para a pesquisa liderada pela NeuroArq Academy. O experimento teve início em junho, com resultados que serão publicados no final de 2022.

“Entendemos que é papel da Roca Cerámica contribuir com a sociedade, oferecendo conteúdos relevantes, capazes de impactar diretamente no modo de se projetar”, afirma Christie Schulka.

A experiência marca o início da parceria da Roca Cerámica com a NeuroArq Academy, em busca de soluções para ajudar arquitetos e designers a pensarem em ambientes melhores, que proporcionem bem-estar. Para isso, gadgets da mais alta tecnologia permitirão medir respostas fisiológicas dos participantes – como batimentos cardíacos e micro alterações na condutibilidade da pele das mãos através do suor – coletando dados que permitem analisar como nossos corpos e cérebros reagem a espaços e estímulos.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Roca Cerámica para a construção de algo que será muito prático e inovador para o mercado da arquitetura, que é o lugar onde de fato podemos colocar em prática alguns dos conceitos das teorias que já viemos desenvolvendo dentro da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, Neuroarq Academy”, diz Priscilla Bencke que, ao lado de Gabi Sartori, são as arquitetas fundadoras da NeuroArq Academy.

“Acreditamos na importância e no potencial dessa experiência para poder compartilhar todo esse conhecimento da Neurociência aplicada a Arquitetura, de uma maneira muito responsável e profissional. Entendemos que a utilização desse material servirá para o desenvolvimento de projetos de arquitetos e designers envolvendo a Neurociência aplicada a Arquitetura, assim como servirá de inspiração para as próximas experiências”, complementa Gabi Sartori.

Roca NeuroLAB. (Foto: Views Produções Artísticas)

Além do laboratório, com estudos que ficarão disponíveis para consulta de todos os profissionais da área, a Roca Cerámica preparou diversos conteúdos sobre o tema, incluindo um e-book introdutório sobre neuroarquitetura. “Esse é nosso primeiro passo. Pretendemos investir sempre, garantindo conteúdos de extrema relevância para arquitetos, designers e urbanistas”, finaliza Christie. 

Deixe um comentário