#Comfy: 10 itens para investir e aderir ao estilo aconchegante
Uso de tons neutros, madeira e luzes quentes são apenas algumas algumas das características que permeiam a decoração comfy, estilo que prioriza a sensação de relaxamento e aconchego nos projetos arquitetônicos. Traduzido do inglês, comfy significa confortável e é exatamente essa a proposta dessa tendência: oferecer um lar que seja um refúgio intimista e descomplicado em meio ao agito da vida moderna.
LEIA TAMBÉM: Happy b-day! Masotti Curitiba completa 6 anos e oferece condições especiais aos clientes
A tendência teve início nos países nórdicos, onde as pessoas passam mais horas em casa, mas vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil com a consolidação do home office no pós-pandemia. E para quem deseja aderir a esse estilo de decoração, a arquiteta de interiores Aline Zanoni explica como.
“Assim como na moda, o estilo comfy prioriza o conforto nos projetos arquitetônicos. A ideia é oferecer uma decoração de interiores que abrace o morador e que forneça uma sensação de bem-estar e relaxamento. Geralmente, é uma boa pedida para quem passa muitas horas em um determinado cômodo, como acontece com quem adere ao home office. Nele, vale investir em peças básicas com texturas maciais, simplificadas e em cores neutras. Assim como no minimalismo, são abordadas formas arredondadas e geométricas na composição. Também é importante levar em conta a ventilação natural nos cômodos, a entrada de luz, estofados com tecidos agradáveis nas cadeiras, sofás e poltronas, além da composição com almofadas, cortinas e mantas”, explica a especialista.
LEIA TAMBÉM: AMÁZ: conheça o novo empreendimento curitibano inspirado na Amazônia
10 para garantir a sensação de bem-estar e relaxamento em ambientes
Tapetes
“Dê preferência aos tons neutros, como off white e cinza, que prometem ser peças coringas em qualquer decoração de interiores. Modelos felpudos e com tecidos mais macios costumam ser os mais assertivos na hora de promover esse clima intimista e confortável em casa”, orienta Zanoni.
Cortinas
“Costumam ser a última preocupação da maioria dos brasileiros, mas elas fazem toda a diferença no projeto, uma vez que, além de ajudar a regular a luz, promovem essa sensação de cômodo intimista e esquentam o ambiente em dias frios”, explica a arquiteta.
Iluminação
“É claro que a cor da luz precisa ser levada em consideração de acordo com o ambiente, mas no geral, tons em amarelo são propícios para o descanso, enquanto os tons brancos oferecem uma maior concentração. Como o objetivo é produzir uma decoração de relaxamento, invista em lâmpadas na cor âmbar e luzes indiretas”, indica Zanoni.
Almofadas
“Elas dão o toque final com primor para a decoração da sala de estar e do quarto. Invista em diferentes tamanhos, cores, texturas. Faça um mix das maiores para trazer conforto enquanto assiste TV e escolha os formatos retangulares para apoiar os pés e descansar”, ressalta a arquiteta à frente do escritório que leva o seu nome.
Elementos reutilizáveis
“Para as plantas, aposte em vasos que sejam feitos de garrafas de vidro. Já para os alimentos e condimentos, outra opção são os recipientes de bambu, que além de oferecer uma decoração extra à cozinha ou à despensa ainda trazem esse aconchego extra para o cômodo”, aconselha Aline Zanoni.
Aromas
“Harmonizar a decoração da casa com a aromaterapia é sempre uma boa pedida. Os cheiros são terapêuticos, então abuse das velas aromáticas, difusores e óleos essenciais que são perfeitos para compor a decoração. Principalmente daquelas composições que promovam o relaxamento, como a lavanda”, acrescenta Aline.
Natureza
“Indispensáveis no estilo comfy, os vasos de plantas e as flores promovem uma sensação de bem-estar ao ambiente, além de melhorar a qualidade e a umidade do ar dentro de casa. Plantas em casa também trazem outros benefícios para a saúde, já que reduzem o estresse e melhoram a criatividade e a respiração” sinaliza a especialista.
Móveis
“Escolha móveis que sejam de matérias em fibras, pedras, madeiras, tecidos naturais e ecologicamente corretos para deixa a casa mais leve e próxima da natureza”, pontua Zanoni.
Itens de artesanato
“Itens que são feitos à mão deixam dão esse quê intimista e familiar à decoração. Materiais em tricô ou crochê também cumprem bem essa função. Um artesanato que está ganhando destaque na atualidade, por exemplo, é o macramê”, informa a arquiteta.
Tons neutros e claros
“Bege, branco, rosê, marrom, madeira e terrosos são cores perfeitas para trazer aconchego. Também são cores intimistas e coringas” revela Aline.