ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

CASACOR Paraná celebra noite de premiações em reconhecimento aos projetos mais admirados por júri

Após um hiato na edição do ano passado, diretoria da Mostra paranaense apresentou os melhores projetos da edição 2022, divididos em 12 categorias

A noite de ontem foi de celebração da 28ª edição da CASACOR Paraná, que acontece até o dia 14 de agosto em Curitiba. A empresária Marina Nessi, diretora da Mostra na capital paranaense, recordou o hiato da premiação em 2021, que não foi realizada em respeito ao cenário de pandemia. “As ideias são de vocês, mas me sinto como participante também, já que o primeiro traçado da Casa somos nós que fazemos, sonhando com algo que termina muito melhor do que tínhamos pensado inicialmente. Hoje é uma noite de muita alegria, nós estamos retomando a premiação, que é um grande incentivo aos profissionais. A noite é de festa”, argumentou.

Ainda em seu discurso, Marina apresentou aos profissionais André Secchin, CEO da CASACOR, Pedro Ariel, diretor de conteúdo da Mostra, e Cristina Bava, diretora de marketing e conteúdos da CASACOR, que vieram a Curitiba aplaudir o sucesso do elenco de 2022.

Premiações

O tema deste ano, “Infinito Particular”, faz referência às casas biográficas que vão além da pura decoração e convidam o público a refletir sobre bem-estar físico, mental e espiritual. São 40 ambientes que reuniram profissionais já consagrados no mercado e novos talentos, dando frescor à Mostra. 

Os premiados foram contemplados em 12 categorias diferentes, sendo dez delas referentes à expressão de arquitetura e design dos espaços, e duas delas que envolveram a parte prática de montagem e obras.

No destaque “Infinito Particular”, o projeto que melhor apresentou o conceito e temática desta edição foi o Loft Soul Natuzzi, de Alessandra Gandolfi, que trouxe um ar rústico de casa de campo para a Mostra. O ambiente foi inspirado nas memórias afetivas da infância na casa dos avós da profissional, com um clima bucólico de interior, íntimo e acolhedor.

O prêmio “Revelação”, para os jovens estreantes, contemplou o Loft de Praia, de Cinandra Geremia, inspirado na Grécia e repleto de materiais e texturas que remetem às casinhas brancas de paredes irregulares das famosas ilhas daquele país.

No quesito “Ousado”, que premiou o projeto que tem a missão de surpreender o público, exibindo toda a capacidade criativa de seus autores, o grande vencedor foi a Memorabília, de Gustavo Scaramella. No espaço, que tem ares de casa, os visitantes se sentem “abraçados” pela atmosfera intimista repleta de objetos afetivos, peças de antiquário, obras de arte e acervo pessoal do profissional.

O prêmio “Original”, para o ambiente que apresenta o diálogo e respeito à arquitetura do imóvel, foi para o Home Spa, de André Bertoluci, que apresentou a ideia de um espaço voltado ao bem-estar dentro de casa para recarregar as energias e exercer o autocuidado.

Já na categoria “Aproveitamento do Espaço”, para ambientes que conseguem mostrar que um bom layout pode mudar tudo, quem levou o prêmio foi o Quarto Infantil, de Karolinna Venturi, que conseguiu incluir no espaço da Mostra um quarto com área completa de brincar para crianças, além de banheiro e closet.

No “Destaque Banheiros”, que premia os espaços que mostram um projeto além do tradicional, foi contemplado o Banheiro da Família, de Karen Salomons, que traz uma sensação de refúgio e bem-estar com área de inspiração e contemplação da natureza com plantas, fonte de água e materiais naturais.

No destaque “Comercial”, que premia os ambientes funcionais da Mostra, quem ficou com o troféu foi o Bar Lounge, de André Henning, um espaço altamente instagramável com ares de balada, piscina de bolinhas e luzes coloridas.

Empates

O nível excelência da CASACOR Paraná foi tão alto neste ano que três categorias tiveram dois projetos empatados como destaques. Em “Ambiente Conceito”, que é premiado quando o ambiente traduz com excelência a proposta idealizada pelo tema, foram contemplados a Suíte Resort Reveev, de Flavia Glanert e Moca Arquitetura, e o Loft do Designer by Celmar, de Marcelo Lopes. O primeiro trouxe um espaço com ares de hotel cinco estrelas e atmosfera intimista e aconchegante, enquanto o segundo apresentou uma proposta ultramoderna de espaços integrados, inspirada no famoso designer Hans Donner.

Na categoria “Uso Público”, para ambientes que melhor se propõem a atender o público em termos de funcionalidade e estética, empataram: o Clube de Gourmets Evviva, do Studio Architetonika Nomad, com uma proposta intimista que se desvela em vários ambientes que convidam o visitante a desfrutar de bons momentos em meio à arte e à cultura; e o Grand Lounge, de João Callas e Leonardo Schmitt, que uniu arquitetura e cenografia em um amplo ambiente repleto de materiais naturais, como a pedra e a madeira.

Já no quesito “Sofisticado”, para ambientes que conseguem trabalhar com harmonia conceitos de design e arte, tivemos mais uma vez o Clube de Gourmets Evivva, junto ao Living Breton, de Elaine Zanon e Claudia Machado, que foi pensado como um oásis urbano minimalista e contemporâneo, com paleta delicada e enfoque nos materiais nobres.

Em “Organização Nota 10”Gustavo Scaramella (Memorabilia)João Callas e Leonardo Schmitt (Grand Lounge) e July Franchesca Dallagrana (Garden Lounge) foram os contemplados. Já em “Cumprimento dos Prazos” ganharam destaque Elaine Zanon e Claudia Machado (Living Breton)Cinandra Geremia (Loft de Praia) e Walkiria Nossol (Fashion Paraná).

Comissão julgadora

Participaram do time de jurados da premiação de ambientes da CASACOR Paraná, os seguintes profissionais: Cintia Peixoto (Publisher Revista Habitat); Ellen Nogueira (Relações Públicas da Revista Viver Curitiba); Hans Donner (célebre designer com atuação no segmento de mobiliário, arquitetura e ambientes internos); Marcele Poiani (Head de Negócios e Relacionamento da Revista Top View); Marcelo Gomes Lima (Jornalista de O Estado de São Paulo, Curador e Consultor Especializado em Design, Arquitetura e Estilo); Rosicler Campos (Diretora da Revista Casa Sul);

A CASACOR Paraná tem patrocínio master DECA, tinta oficial CORAL, apoio técnico da STM Empreendimentos, fornecedor oficial PASTILHART, carro oficial AUDI, hotel oficial NH Curitiba The Five e Mídia Partner VEJA. Evento aberto ao público de 26 de junho a 14 de agosto.


Serviço

28ª edição da CASACOR Paraná

Onde: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;

Quando: de terça a sábado, das 15h às 21h; sábados, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h;

Venda de ingressos:  https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

Valor dos ingressos no Paraná: R$ 70,00 (terças, quartas e quintas); R$ 80,00 (sexta, sábado e domingos)

Deixe um comentário