CASACOR Paraná 2023: conheça 6 ambientes incríveis
Pelo terceiro ano consecutivo no edifício Acqua, a edição de 2023 da mostra paranaense traz surpresas e diversas propostas criativas aos visitantes. Com a temática Corpo & Morada, os espaços se transformam em verdadeiros refúgios, que convidam a refletir sobre a conexão humana e o meio natural.
LEIA TAMBÉM: CASACOR Paraná: saiba tudo sobre a maior mostra de arquitetura do estado
Composições originais que exploram o colorido vibrante, o mix de texturas, estampas que saem do óbvio e o destaque da sustentabilidade com materiais inovadores estão entre as surpresas. Uma sucessão de cenários, com espaços repletos de experiências, feitas para despertar sensações que vão além do visual. Confira os seis ambientes que estão entre os destaques imperdíveis.
6 ambientes da CASACOR Paraná 2023
Fora do óbvio
O arquiteto Gustavo Scaramella usa sua assinatura ousada pautada no mix & match para dar vida a um spa que sai do óbvio e convida a um movimento de autenticidade para além da busca do belo. O colorido vibrante de cores como o vermelho, verde e lilás dá bossa aos tons neutros das estampas em P&B como a padronagem do chão com as estrelas de seis pontas e o tecido listrado do pergolado.
Obras de arte se misturam a móveis de design assinado como as cadeiras de Serge Roche e Mike Álvares e dão personalidade ao cenário impactante. O jogo de texturas de diversos acabamentos como a marcenaria em tom metalizado, o revestimento em cerâmica da lareira e os painéis amadeirados se misturam à iluminação intimista e reforçam o tom aconchegante do espaço.
Curvas imponentes
O design curvilíneo percorre o Loft Origem, inspirado nos ciclos da vida, que leva assinatura do Studio Kaza Arquitetura e do escritório Sydor Arquitetura e Engenharia. As formas orgânicas são exploradas de maneira estratégica para setorizar o layout de integração e criar profundidade. A marcenaria customizada cria formas curvas e se funde à beleza dos traços puros das pedras como o mármore branco Paraná.
A ruptura das linhas retas ganha protagonismo não apenas nas superfícies como a parede da cozinha, mas em peças de mobiliário que fogem da estética retilínea tradicional. Móveis e luminárias assinadas pelos escritórios ganham evidência e são combinadas a peças de Bruno Faucz como a cama Sopro, da Reveev, trazendo originalidade a todo o ambiente.
Colorful kitchen
A cozinha é o coração da casa dos brasileiros, a mostra deste ano recebe o ambiente assinado pela arquiteta Karolinna Venturi, com o nome de “Casa Cucina” apresentando um olhar sensível e atual sobre o lar.
A cozinha deste ano apresenta um projeto de personalidade forte, característica já conhecida pela assinatura da profissional. Cores vibrantes, elementos naturais e diferentes texturas compõem o conceito do projeto que segue a tendência Colorful. O termo “Colorful” é referente ao “colorido” estilo de decoração super forte em cozinhas que fazem o maior sucesso nas redes sociais.
Arte Sustentável
No acesso principal de entrada da mostra, os murais pintados pelo artista Rômulo Lass recebem os visitantes de maneira impactante e reforçam a importância da sustentabilidade. O material da Mush, feito em micélio (parte vegetativa dos cogumelos) é a base das placas da instalação artística que contempla círculos gráficos na proporção áurea em nuances de vermelho, remetendo ao borbulhar do sangue. Os painéis convidam a refletir sobre a importância da nova relação entre homem e natureza, para seguir a evolução sustentável e evidenciam o biomaterial da Mush como reflexo da perfeição da natureza.
Garage Club
A Garage Club é uma reflexão sobre a garagem contemporânea. Será que, nos dias de hoje, ela deve ser apenas um lugar para guardar o carro? O arquiteto Felipe Guerra, que assina o ambiente, acredita que a garagem deve ser multifuncional – local para o lazer, convívio e permanência. O carro elétrico, no centro do ambiente, é o protagonista do projeto.
A marcenaria, quando fechada, cria um grande painel preto que reflete a tecnologia do automóvel, mas quando aberta, revela múltiplas possibilidades de usos. O preto domina o ambiente, permitindo que o arquiteto criasse com diferentes texturas em todo projeto.
Simbiose futurista
Uma relação direta entre o corpo humano e as peças da joalheria. O ambiente Joalheria Simbiose, assinado pelo escritório OHMA Design, tem como inspiração uma molécula e sua relação com o futuro humano. As formas orgânicas e a tabela cromática cítrica criam essa atmosfera futurista colorida.
As peças de design assinado, como as cadeiras, do Studio Latino e a tapeçaria, do artista Alex Rocca, revelam o olhar dos arquitetos sobre a valorização do design nacional e suas perspectivas. As peças cromadas criam esse contraste entre metal e orgânico.
Serviço
Quando: de 04 de junho a 23 de julho
Onde: Rua Álvaro Alvim, 91 – Ecoville
Quanto: R$ 86,00 (inteira) e R$ 43,00 (meia entrada), compre agora.