CASACOR Paraná 2023: 5 tendências de arquitetura e decoração da mostra
A CASACOR Paraná 2023 está nos últimos, para quem ainda não visitou a mostra, essa é a oportunidade de conferir os principais nomes da arquitetura e decoração. E principalmente: conhecer as principais tendências da maior mostra paranaense da área.
LEIA TAMBÉM: ÚLTIMOS DIAS! CASACOR Paraná 2023 está chegando ao fim; veja como participar!
Com a temática Corpo & Morada, os espaços se transformam em verdadeiros refúgios, que convidam a refletir sobre a conexão humana e o meio natural. Composições originais que exploram a sustentabilidade, colorido vibrante, o mix de texturas e estampas que saem do óbvio com materiais inovadores estão entre os destaques.
5 tendências da CASACOR Paraná 2023
Sustentabilidade
Logo na entrada da mostra é possível conferir os murais pintados pelo artista Rômulo Lass que recebem os visitantes de maneira impactante e reforçam a importância da sustentabilidade.
O material da Mush, feito em micélio (parte vegetativa dos cogumelos) é a base das placas da instalação artística que contempla círculos gráficos na proporção áurea em nuances de vermelho, remetendo ao borbulhar do sangue.
Os painéis convidam a refletir sobre a importância da nova relação entre homem e natureza, para seguir a evolução sustentável e evidenciam o biomaterial da Mush como reflexo da perfeição da natureza. Arte e sustentabilidade se unem para mostrar uma das principais tendências do mercado, com muito inovação.
Cores
Com o prêmio Ambiente Ousado, da mostra deste ano, a arquiteta Karolinna Venturi mostrou que as cores podem fazer parte de todos os ambientes da casa, principalmente na cozinha.
O ambiente “Casa Cucina” apresenta um olhar sensível e atual sobre o lar. A cozinha deste ano apresenta um projeto de personalidade forte, característica já conhecida pela assinatura da profissional. Cores vibrantes, elementos naturais e diferentes texturas compõem o conceito do projeto que segue a tendência Colorful.
O termo “Colorful” é referente ao “colorido” estilo de decoração super forte em cozinhas que fazem o maior sucesso nas redes sociais. Cores, uma tendência ousada para todos os ambientes do lar.
Elementos naturais
Valorizando a natureza e a sua beleza, o Loft Origem recebe a assinatura do Studio Kaza Arquitetura e do escritório Sydor Arquitetura e Engenharia. As formas orgânicas são exploradas de maneira estratégica para setorizar o layout de integração e criar profundidade.
A pedra natural tem presença marcante no projeto, encontrada no revestimento da cozinha, living e principalmente no SPA, que recebe uma banheira esculpida na própria pedra. As plantas e a madeira também marcam presença. Criar ambientes de conexão com o lar é uma tendência que veio com tudo na mostra deste ano.
Futurismo tropical
Uma relação direta entre o corpo humano e as peças da joalheria. O ambiente Joalheria Simbiose, assinado pelo escritório OHMA Design, tem como inspiração uma molécula e sua relação com o futuro humano. As formas orgânicas e a tabela cromática cítrica criam essa atmosfera futurista tropical, que valoriza o design nacional e uma tabela cromática que traz os elementos orgânicos como inspiração.
As peças de design assinado, como as cadeiras, do Studio Latino e a tapeçaria, do artista Alex Rocca, revelam o olhar dos arquitetos sobre a valorização do design nacional e suas perspectivas. As peças cromadas criam esse contraste entre metal e orgânico. A tendência aqui, é valorizar o Brasil, seus artistas e, claro, ter um olhar para o futuro.
Texturas e composição
O arquiteto Gustavo Scaramella usa sua assinatura ousada pautada no mix & match para dar vida a um spa que sai do óbvio e convida a um movimento de autenticidade para além da busca do belo.
O colorido vibrante de cores como o vermelho, verde e lilás dá bossa aos tons neutros das estampas em P&B como a padronagem do chão com as estrelas de seis pontas e o tecido listrado do pergolado.
Obras de arte se misturam a móveis de design assinado como as cadeiras de Serge Roche e Mike Álvares e dão personalidade ao cenário impactante. O jogo de texturas de diversos acabamentos como a marcenaria em tom metalizado, o revestimento em cerâmica da lareira e os painéis amadeirados se misturam à iluminação intimista e reforçam o tom aconchegante do espaço.