Casa da arquitetura de Curitiba busca valorização do patrimônio moderno da cidade
A fase modernista na arquitetura de Curitiba começou a ser traçada ainda na década de 1930 com Frederico Kirchgässner, e se estendeu nas demais décadas com obras de João Batista Vilanova Artigas, Rubens Meister, Ayrton “Lolô” Cornelsen e Jaime Lerner, todas começando a ser documentadas no acervo digital lançado em um portal no último dia 23 de maio de 2023 no Museu Oscar Niemeyer para quase 600 pessoas com palestra do jornalista Raul Juste Lores.
A Casa da Arquitetura de Curitiba é um projeto colaborativo, da sociedade civil, sem fins lucrativos, que busca documentar e valorizar o patrimônio arquitetônico moderno de Curitiba, a fim de facilitar e promover o acesso à produção arquitetônica relevante, mas pouco estudada e registrada na cidade.
“Na CAC, todos são convidados a contribuir e qualquer ajuda para completar o nosso acervo é de grande valia. Caso alguém queira ajudar, pode enviar uma mensagem através do formulário de contato no menu principal do nosso site ou pelo https://www.instagram.
Facilitar o acesso às obras para fotografá-las ou compartilhar documentos e fotografias históricas são maneiras de contribuir. Para cada projeto e arquiteto, a Casa da Arquitetura de Curitiba busca, além das fotos recentes realizadas por profissionais, ter fotos históricas, documentos históricos e desenhos técnicos.
No portal, os 100 projetos disponíveis atualmente podem ser filtrados por décadas, arquitetos, região, tipologia ou concurso.
As licenças de uso das imagens são completamente liberadas para usos acadêmicos e fins de estudos. Um dos objetivos da CAC é justamente subsidiar as pesquisas com imagens de maior qualidade.
Para um dos arquitetos eternizados no portal, Orlando Busarello: “Todo o entusiasmo para aplaudir e valorizar o projeto colaborativo Casa da Arquitetura de Curitiba. Bravooo ao coletivo que reúne arquitetos, fotógrafos , historiadores e apoiadores. O lançamento do portal no Museu Oscar Niemeyer foi um sucesso, revelou a importância do projeto para a divulgação e valorização da Arquitetura Moderna em Curitiba e mostrou um conjunto de imagens, informações e documentos relevantes para a cultura arquitetônica da cidade. Vida longa para o coletivo, seus colaboradores e apoiadores, que com sua inteligência e competência criaram esta importante forma de registro da memória do patrimônio arquitetônico modernista de Curitiba”.
Conheça mais em:
https://www.cac.arq.br
https://www.instagram.com/