Baby Room: 4 tendências para o quarto de bebês
Aguardada por ser uma das maiores do Brasil, a Mostra Sonhos de Ninar, principal mostra de decoração e mobiliário para quartos infantis, inaugura no dia 24 de outubro. São 14 ambientes projetados por dez profissionais, com soluções e novidades para quartos de crianças de 0 a 10 anos.
“Trabalhamos com arquitetas e designers de interiores que propõem ambientes práticos e lúdicos, com soluções em personalização de móveis e acabamentos feitas pela nossa fábrica”, diz Gisele Carrão, sócio-proprietária da Sonhos de Ninar.
A marca completa 25 anos e, além da fábrica, tem duas lojas em Curitiba. Como principal destaque da marca, a personalização de enxovais, papéis de parede, marcenaria e, mais recentemente, serralheria. “A pessoa imagina e a gente consegue passar para o tecido, para o papel de parede, para outros elementos do quarto”, garante Gisele.
Confira algumas das tendências que estarão na Mostra Sonhos de Ninar 2023
Tons terrosos
A macrotendência ligada à reconexão com a natureza e biofilia também se expressa na decoração para ambientes infantis, como quartos e brinquedotecas. Na Sonhos de Ninar, as cores terracota, amarelo queimado, marrom, bege e demais neutros aparecem na ambientação da vitrine, com o tema cogumelos.
Tons terrosos facilitam a acomodação de uma decoração para quarto de crianças de gêneros diferentes, pois as cores permitem trabalhar na mesma paleta tons mais “masculinos” ou “femininos” de forma harmoniosa. Além de cogumelos, outros elementos da natureza podem ser explorados em tons terrosos, como sol, árvores e animais como leão e girafa, e até insetos, como joaninhas e abelhas.
A arquiteta Quilze Travagin aplicou a paleta de tons terrosos para o Quarto Arco-Íris, pensado para ser dividido por um menino na primeira infância e uma bebê recém-nascida. As cores aplicadas no arco-íris em marcenaria, que decora o ambiente, são guiadas pela terracota, cor que predomina no quarto.
Feito à mão
Nestes 25 anos de história, a principal característica da Sonhos de Ninar é a personalização de enxovais e o bordado à mão. Começou com Gisele produzindo sozinha e vendendo da feira do Largo da Ordem aos domingos, em Curitiba, para evoluir até os dias de hoje, em que as costureiras da fábrica finalizam as peças encomendadas bordando manualmente ponto russo, rococó, ponto cruz e demais acabamentos de almofadas, lençóis, fronhas, entre outras peças.
Na primeira década de marca, a personalização também foi aplicada em outros itens vendidos ou produzidos pela Sonhos de Ninar, como papel de parede, adesivo para piso, marcenaria, tapeçaria e, a mais recente inclusão, a serralheria.
Serralheria
O acabamento e detalhes de móveis, tais como os pés, ganham um charme extra ao serem feitos em metal. A Sonhos de Ninar incluiu essa personalização em seus serviços, produzindo detalhes únicos de acordo com o pedido do cliente nas cores preto, prateado e dourado. Na Mostra Sonhos de Ninar, a serralheria aparece como destaque de dois ambientes: o quarto Sonho de Alice e o Quarto Urso Polar.
As arquitetas Keyla Kinder e Fernanda Viero, da Kids Arquitetura, escolheram trabalhar com um armário com portas de vidro e estrutura de metal dourada com iluminação embutida para o quarto Sonho de Alice, pensado para uma menina de 10 anos. A combinação dos materiais foi feita para ser atemporal e poder acompanhar a adolescência da menina e as futuras decorações. A serralheria executada pela fábrica da Sonhos de Ninar também produziu pés em dourado para personalizar o berço da linha “Sonhos” e combiná-lo com a cômoda desenhada pela designer de interiores Bruna Justi, que assina o Quarto Urso Polar.
Cama em L
Pouco usual na organização dos móveis em quartos divididos por irmãos, a disposição das camas em um canto, formando um L, é uma otimização de espaço sugerida pelas arquitetas da Kids Arquitetura, Keyla Kinder e Fernanda Viero. Ao contrário das camas paralelas, que limitam a área livre para brincar, no ambiente Na Era dos Dinossauros, o meio do quarto fica livre para que as crianças usem o miniescorregador que acompanha a cama da linha “Play”, e o quarto acomoda uma escrivaninha e um armário sem prejuízo de espaço.
Este modelo de cama permite que o móvel seja montado de várias formas, usando as “cercas” como cabeceira, grade protetora ou ainda em uma configuração de sofá. No ambiente, as arquitetas optaram por incluir um futon no nicho retangular, e dispor as grades protetoras protegendo as crianças de ambas as camas.
Serviço
Quando: 24 de outubro
Onde: Sonhos de Ninar Batel – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.742, Batel
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h