ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Arquitetura inteligente: quando a beleza ganha tecnologia

Como usar a automoção residencial sem perder o cima "lar doce lar"?

**POR TATIELLY ZAMMAR, CONVIDADA DA EMBAIXADORA DANIELA TERASAWA

Até pouco tempo atrás, ter internet em casa era sinônimo de luxo. Se fosse banda larga então, era “ostentação pura”! Porém, esse cenário se transformou rapidamente, modificando a forma como as atividades do dia a dia são realizadas. Nós, arquitetos, temos buscado cada vez mais aplicar as tendências atuais na chamada “arquitetura inteligente”, com projetos que sejam funcionais e transmitam a personalidade de cada cliente, conciliando conforto e utilidade.

É nesse sentido que a tecnologia vem ganhando espaço ao conectar utensílios inovadores à rotina das famílias. Se você é do tipo que adora uma tendência e busca conforto e segurança, já passou da hora de ter uma casa inteligente! Apontamos cinco itens que podem ser aplicados em diferentes projetos!

Smart Speaker

Os smart speakers são aqueles aparelhos que respondem aos comandos por voz. Eles servem como agregadores de todas as tecnologias da casa, sendo
possível conectá-los ao sistema de luzes e climatização, por exemplo. Um dos exemplos mais conhecidos é a Alexa, da Amazon.

Fechadura digital

Se você sempre esquece a chave de casa ou acaba por perdê-la, o primeiro item que sua casa precisa é a fechadura digital. Ela pode ser programada para liberar o acesso tanto por senha quanto por biometria.

Automoção

Ter o controle do seu conforto na palma da mão. Climatização, persianas, iluminação, áudio e vídeo, segurança e rede Wi-Fi são apenas alguns exemplos de funções que são possíveis de automatizar. E o processo pode ser feito tanto no sistema IOS quanto no Android.

Aspiração central 

A central do equipamento fica em uma área reservada da casa, o que elimina a necessidade de locomoção do aspirador. Mais silencioso e com potência cinco vezes maior que um aspirador comum, livra de forma eficiente o ambiente de ácaros e reduz os sintomas alérgicos, devolvendo maior qualidade no ar.

Piso aquecido

Além do conforto térmico que proporciona, o piso aquecido deixa os ambientes mais aconchegantes e ajuda a prevenir problemas de saúde, pois combate o mofo.

*Matéria originalmente publicada na edição #263 da revista TOPVIEW.

**Tatielly é arquiteta formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduada em Design de Interiores pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Deixe um comentário