ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Arquitetura e design diferenciados na gelateria mais charmosa de Curitiba

Num dos pontos mais charmosos de Curitiba, Rua Antônio Baby, no Batel, nasce a Crema Lab Gelateria. O projeto arquitetônico de interiores foi desenvolvido pela UZa. Design e Arquitetura com base em referências da arquitetura das gelaterias mais tradicionais da Itália, fazendo um contrapondo com o design moderno e contemporâneo, ponto forte da Itália nos dias de hoje.

Desde a escolha do piso, design do teto abobadado, revestimentos, tudo foi criteriosamente selecionado junto a Chef Gelatiere Harlen Brandão, proprietária da Crema, para que todos os elementos estivessem em sintonia com a marca e ao final pudéssemos ter um resultado que retratasse de forma impecável a alma do negócio.

LEIA TAMBÉM: MADE – Mercado, Arte, Design celebra sua 12ª edição com o tema “Design em Movimento”

O piso

(Foto: Mahani Siqueira)

Logo na entrada, um elemento que chama muito a atenção é o piso que reveste toda a extensão da loja. A ideia foi trazer algo único, exclusivo e que tivesse significado. Assim, surgiu a proposta do piso de caquinho. Feito de pequenos pedaços de cerâmica, simboliza a união de diferentes elementos para criar algo singular e harmonioso. Este piso representa a história, a tradição, transmitindo a sensação de aconchego e autenticidade, despertando a memória afetiva. Esta técnica remete também aos pisos da arquitetura palladiana, feito com cacos grandes de mármore, influência do famoso arquiteto italiano Andrea Palladio.

O forro e iluminação

(Foto: Mahani Siqueira)

Outro ponto alto do projeto é o forro com design abobadado, que remete à arquitetura italiana das grandes cúpulas das capelas e palácios, assim como os arcos presentes nas portas e móveis, que trazem a memórias das pontes e pórticos. A iluminação indireta faz toda a diferença e cria uma sensação de amplitude aos ambientes. É como se o forro se transformasse em uma imensa luminária. Em alguns pontos estratégicos não falta a iluminação de destaque, que auxilia no brilho e movimento das composições do espaço, trazendo a luz necessária ao grande protagonista do espetáculo, il gelato!

Os revestimentos

(Foto: Mahani Siqueira)

Os revestimentos, tipo pedra, proporcionam uma experiência sensorial e visual que remetem às grandes construções italianas do século passado, contrapondo com a leveza e transparência dos demais revestimentos modernos. Para as paredes, a escolha foi por uma pintura espatulada, fazendo o mesmo movimento das espátulas na hora da montagem e apresentação da vitrine.

O laboratório

(Foto: Mahani Siqueira)

O laboratório surge como um ambiente de invenções e grandes experiências, que podem ser vivenciadas pelos clientes durante uma visita à gelateria. Primando pela técnica e higienização, o projeto trouxe a leitura das superfícies abobadas para criar uma grande parede curva em vidro que adentra ao espaço, criando essa sensação do estar inserido no ambiente de produção do gelato. O projeto também trabalhou com uma linha de produção que discorre sobre todos os processos unidos lateralmente e em sequência, minimizando o deslocamento dos funcionários e prezando pela funcionalidade da área de trabalho. Aliado a tudo isso, os materiais especificados com cores traduzem a marca e a iluminação que faz o visitante ser um espectador de um verdadeiro espetáculo, que é a produção do gelato.

O escritório

(Foto: Mahani Siqueira)

O projeto também criou espaços operacionais da equipe que faz a máquina girar, mas não somente criando escritórios em pequenas salas, mas sim trazendo essa integração dos espaços, onde financeiro e comercial e a sala da diretora Chef Harlen Brandão, ficam voltadas ao laboratório com uma visão ampla e total de todo laboratório.

A parceria

(Foto: Mahani Siqueira)

No meio deste processo, a equipe da UZa. Design e Arquitetura sugeriu trazer Furf Studio para o projeto, com o objetivo de criar uma vitrine de gelato para eventos e a fachada da Crema. O resultado foi incrível! Dessa parceria surgiram os “cavalinhos” (banco), o carretino (vitrine) e a primeira fachada do mundo feita com Micélio, revestimento em placas feitas a partir de um material a base de cogumelos

Deixe um comentário