ANUÁRIO DE ARQUITETURA TOPVIEW 2025 | Equ’tar Arquitetura – Refúgio Equestre
Um projeto que foge do óbvio foi a aposta da arquiteta Tatiane Tonet para a Casa Horizonte, assinada em coautoria com Giulia Malfatti. A residência e o pavilhão das cocheiras, que serão erguidos em um haras de 50 hectares em Piraquara (PR), criam um contraste harmônico entre os elementos naturais e o concreto aparente, garantindo aconchego e toque contemporâneo à construção de 1.500 m².
Na casa, os painéis de vidro permitem a entrada abundante de luz natural e proporcionam vistas panorâmicas para a área verde ao redor. A distribuição dos espaços privilegia a amplitude e o conforto, conectando ambientes internos e externos de maneira fluida. No interior, a elegância sutil se manifesta em um mobiliário de tons neutros, realçando a harmonia e a sofisticação. A lareira suspensa e a iluminação indireta criam uma atmosfera acolhedora e intimista. Do lado de fora, a piscina e a jacuzzi, envoltas por espreguiçadeiras e sombreiros, convidam ao relaxamento, enquanto o espaço gourmet, com churrasqueira e uma ampla mesa ao ar livre, é o cenário perfeito para momentos entre amigos e familiares.
O pavilhão de cocheiras foi projetado para garantir o bem-estar animal, combinando amplitude, ventilação abundante e iluminação natural. O efeito chaminé, criado pela diferença de altura entre as lajes – com o corredor mais baixo e as cocheiras mais altas –, facilita a saída do ar quente, mantendo o ambiente sempre arejado. Além disso, recursos como portas, janelas e divisórias vazadas entre as baias promovem maior segurança e permitem que os cavalos interajam com o entorno.
Veja detalhes do projeto | Equ’tar Arquitetura – Refúgio Equestre
Principais parceiros do projeto
- Casa do SPA – Jacuzzi Curitiba
- Cia do Tapete Green House
- Guaraúna Revestimentos
- Linked Automação
- Lucce Iluminação
- Negrelli Móveis Rústicos
Serviço
Curitiba/PR
Contato: 41 9 9634-2222 | [email protected]
Site: equtar.com.br
Redes sociais: @equ.tar
Fotos: Leonardo Scherer Follador e Marcos Prado