ANUÁRIO PREMIUM TOPVIEW 2024 | M4MAIS Arquitetura e Urbanismo – Vista privilegiada
Linhas sóbrias e muita contemporaneidade são marcas do Edifício Porto Alto, da Construtora Pessoa, assinado pelo escritório M4Mais Arquitetura e Urbanismo. A implantação do grande bloco residencial propõe recortes no edificado, criando blocos menores, soltando as unidades umas das outras e criando um pátio central. Essa volumetria setoriza os blocos, com unidades entre 91 m² até 255 m². Os apartamentos foram desenvolvidos para valorizar a vista do local e a qualidade de vida dos moradores. A topografia com grande desnível em relação à rua certamente foi um desafio marcante do projeto, criando uma diretriz ousada de implantação.
A paleta cromática criada pelos arquitetos destaca os tons sóbrios, oscilando entre o grafite, cimentado e o branco. Materiais crus como madeira, pedras naturais e a biofilia complementam esta paleta, aludindo à antiga ocupação do lote e trazendo um ar mais bucólico ao projeto. De certa maneira, busca-se uma conexão com um passado não muito distante da cidade e do bairro, quando predominava a tranquilidade, construções sutis em lotes amplos e a utilização de materiais naturais, como o tijolo, o concreto e a madeira.
Por meio deste movimento, foi possível fazer com que todas as unidades do empreendimento da Construtora Pessoa possuam, pelo menos, duas faces livres e que haja somente uma parede de divisão entre os imóveis em todo o edifício. Os apartamentos, portanto, ficam soltos como casas em um lote amplo – organizando a implantação, ao centro do terreno onde está o pátio central do edifício. A combinação desses dois fatores cria a sensação de que o edifício seja, na verdade, uma villa com diversas residências.
Veja detalhes do projeto | M4MAIS Arquitetura e Urbanismo
Fornecedores
- Construtora Pessoa
- Porto Alto
- M4MAIS Arquitetura e Urbanismo
Serviço
Onde: Rua José Bonifácio, 135, Centro – Curitiba (PR)
Contato: (41) 9 8783-2669 | email: m4mais@m4mais.com.br
Site: clique aqui
Facebook: clique aqui
Instagram: clique aqui