Casa ampla e de inspiração clássica ganha atmosfera casual
534 0
Compartilhe

Acabamentos e elementos decorativos jogam papel essencial nesse projeto

A marcante porta principal, dupla e em laca branca, abre-se para revelar o grande destaque desta casa: a amplitude dos ambientes, realçada pelo pé direito duplo, a sobreposição de volumes e as molduras. A pedido dos clientes, os arquitetos Sérgio Valliatti Jr. e Luciana Patrão elaboraram um projeto com perfil clássico, conservador e atemporal, mas que ao mesmo tempo busca um tom leve e casual.

anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (9)
À esq., a lareira Bronze Armani, da NPK, tem acabamento em mármore escovado, que torna o ambiente mais despojado, assim como o piso em travertino romano. Os tapetes da sala têm desenho exclusivo e foram executados por uma empresa especializada; à dir., elementos em verde musgo, bege e bronze acrescentam elegância à paleta de cores. Foto: Celso Pilati.

A paleta de cores cria uma atmosfera sóbria, elegante e, ao mesmo tempo, leve e casual.

anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (1)
Alta e dupla, a porta em laca branca da Fiori Portas é um convite imponente para entrar na casa. Foto: Celso Pilati.

Isso se torna particularmente evidente nos acabamentos: o uso de materiais como o travertino romano nos pisos e o mármore escovado da lareira deixam o ambiente mais despojado. O monocromatismo de tons neutros, como branco e bege, pontuados com tonalidades que vão até o bronze e o ouro escovado, deixam o clima sóbrio e elegante. As linhas retas do desenho arquitetônico, combinadas com o requinte dos elementos decorativos, criam um jogo de sofisticação.

anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (8)
Sofá, poltronas e espreguiçadeiras da Green House dão um tom casual à área externa, onde o ponto focal é a piscina de borda infinita. Foto: Celso Pilati.

A piscina de borda infinita valoriza a vista privilegiada para o bosque.

anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (7)
A paleta de cores neutras cria um efeito atemporal e despojado. Foto: Celso Pilati.

Volumes em mármore bronze e um mix de mobiliário garimpado também chamam a atenção pelo desenho e a qualidade: a mesa redonda, por exemplo, com poltronas com pés metalizados e revestidas com tecido de algodão, foi pensada como apoio de bar para o living principal. Para finalizar, neste grande espaço, projetado para atender as necessidades de um jovem casal com filhos adolescentes, salta aos olhos a perfeita integração da área interna com a área externa e o bosque que cerca o local, em uma interação incessante com a natureza.

anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (6)
O estilo e as cores do mobiliário da sala de jantar acompanham o perfil sóbrio do projeto, valorizado pelo lustre. Foto: Celso Pilati.
anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (5)
Todo o mobiliário foi garimpado visando o bom desenho e a qualidade. No primeiro piso, as sacadas abrem para o bosque ao redor. Foto: Celso Pilati.
anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (3)
O quarto de casal aposta no monocromatismo para criar uma atmosfera repousante. Foto: Celso Pilati.
anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (4)
O quarto de casal aposta no monocromatismo para criar uma atmosfera repousante. Foto: Celso Pilati.
anuario 2019 topview projeto sergio valiatti (2)
Materiais claros e mármores exóticos (Calacatta Striato na bancada e nos nichos, e Perlino Bianco no piso, nas paredes e na banheira) dão leveza ao banheiro. Foto: Celso Pilati.

Serviço

Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura – R. Belo Horizonte, 434/03, Batel – (41) 3342-6861 /(41) 99987-7689; valliattipatrao.com.brcontato@valliattipatrao.com.br.

***

Fiori Portas – Av. Anita Garibaldi, 1.874, Lj. 05 Ahú – Curitiba/PR_(41) 3252-6974.
Green House – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 828 Centro – Curitiba/PR_(41) 3023-8080.
NPK Mármores – R. Maj. Fabriciano do Rêgo Barros, 990 Hauer – Curitiba/PR_(41) 3377-2601.
Sierra Curitiba – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.941 Batel – Curitiba/PR_(41) 3343-1887.

Leia mais:

Veja todos os projetos do anuário Premium TOPVIEW 2019

In this article

Join the Conversation