ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Com legado de Lolô Cornelsen, a natureza de Guaratuba passa a abrigar uma experiência na arquitetura

Encravada no morro de Caieiras, bem acima do mar, debruçando-se sobre as ondas de Guaratuba, litoral do Paraná, uma construção branca se destaca desde 1980, a ponto de se tornar um dos símbolos da cidade. Sua origem tem a assinatura de um mestre: foi desenhada por Ayrton “Lolô” Cornelsen, um dos arquitetos referência no país e um dos últimos representantes do modernismo brasileiro, que foi retratado na websérie Atemporal: a arquitetura permanece, com um capítulo especial sobre Lolô Cornelsen.

LEIA TAMBÉM: A ME-LHOR casa de férias do mundo! Mansão projetada por Lolô Cornelsen vai virar destino turístico

Um gracioso letreiro, em harmonia com a paisagem, indica o nome do espaço, da casa projetada por Lolô, que hoje, pelas mãos da empresária paranaense Priscila Poli, transformou o lugar na “melhor casa de férias do mundo”, reunindo conceito, experiência e fruição, ocupando o primeiro número da avenida Atlântica. 

Batizada de CasaMar, a casa conceito está recém-inaugurada e aberta ao público como uma experiência completa da arquitetura, do projeto, planejamento da obra, escolha de materiais com o time do escritório Priscila Poli que também atua no local, e até a vivência em uma casa no litoral, pois a suíte foi reformada para que os clientes da designer possam dormir na cidade enquanto trabalham juntos nos projetos de seus espaços.

Priscila conta que o vai e vem é uma reclamação constante dos clientes que moram em outras cidades e acompanham a obra no litoral, por isso, adaptou a suíte principal da casa para receber, com tranquilidade, conforto e luxo, que inclui o banheiro com seu box que permite enxergar o oceano durante o banho, entre outros lugares que certamente conquistarão as pessoas.

CONFIRA: Casa da arquitetura de Curitiba busca valorização do patrimônio moderno da cidade

Com a finalização desse projeto, cujas obras duraram exatamente um ano, Priscila realizou um sonho que exigiu R$ 2 milhões de investimento. A decoração interna foi assinada pela proprietária, que assim colocou em prática toda a sua experiência em soluções de design. 

Casas de Férias sempre foram sua especialidade. E o que se vê, interna e externamente, é um cenário deslumbrante, que reúne a mata atlântica do litoral paranaense, a história de uma cidade importante para a capital e a fase modernista da arquitetura do país, trazida aos dias e necessidades atuais.

É preciso tempo para admirar a paisagem e reparar cada detalhe da “melhor casa de férias do mundo”, segundo Priscila. Por todos os lugares há cantinhos aconchegantes ou arrebatadores, batizados de “magic moments”: a adega esculpida na rocha natural que ladeia a casa, uma cachoeira dentro de casa – que acontece quando chove e percorre a mesma rocha, que faz parte da sala de jantar com vista para o mar, um espaço de convivência, lounges e jardins rodeados de mata atlântica.

A vista para o mar e a contemplação do infinito no horizonte são quase onipresentes. O projeto original de Lolô ocupava 225 m² de área construída. A reforma comandada por Priscila procurou manter as ideias do arquiteto e as características do imóvel, com suas linhas arredondadas, que remetem à influência exercida pela arquitetura portuguesa na obra do ilustre paranaense.

Para acomodar a equipe que trabalhará no local, foi preciso construir uma ala no andar superior, em uma ampliação de 105 m², comandada pela arquiteta Gabriela Podbevsek Biscaia. A escadaria em madeira que dá acesso à construção a partir da praia também surgiu com a reforma. Quem chega de automóvel pode utilizar uma rampa, igualmente construída ao lado das pedras.

Outras novidades devem vir em breve. Uma galeria de arte e um café bar serão abertos no segundo semestre. Mas o conceito – com a alma de Lolô e o coração de Priscila – já pode ser desfrutado.

A proposta é oferecer uma casa com alma, onde as pessoas vivam, convivam e sejam felizes. “A CasaMar nasceu para eternizar momentos, criar histórias e memórias. E as melhores memórias são as de nossas férias”, resume Priscila.

Veja fotos da CasaMar – a melhor casa de férias do mundo

Fachada CasaMar (Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)CasaMar
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
(Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)
Priscila Poli CasaMar (Foto: Charlotte Melo | Ogânica Fotos)

Deixe um comentário