ESTILO

Aposta de 2021: metais conquistam mais espaço na arquitetura e decoração

Material resistente ganha versatilidade e pode estar presente em todos os cômodos, seja em casa ou no ambiente de trabalho

Não é de hoje que os metais têm sido usados na decoração: resistentes e fortes, eles imprimem personalidade ao ambiente e conversam bem com materiais de outras origens, como madeira por exemplo.

Projetos arquitetônicos de várias linguagens apostam no metal como elemento-chave. Seja no estilo rústico, minimalista, industrial, clássico, romântico ou moderno, ele aparece na movelaria, em objetos decorativos, em eletrodomésticos e também em peças de pouco destaque, que ganham outra roupagem, como as tampas de ralos.

O Grupo Linear, especialista em sistemas de escoamento, sempre se dedicou a inovações e aposta nos metais como um diferencial no seu segmento de mercado. “Em um momento em que se fala tanto em ressignificar, podemos dizer que o ralo também passou por essa transformação. Com acabamentos cada vez mais versáteis, aquela peça quadrada ou redonda de plástico está com uma nova característica e assume um papel não apenas de funcionalidade, mas também de unicidade na decoração do ambiente”, comenta Regina Montandon, Diretora Executiva da empresa.

(Foto: divulgação)

Segundo profissionais especialistas em tendências, 2021 consolida o metal como item elegante, sofisticado e de personalidade. Os oxidados e coloridos, como o preto, são os que mais devem atrair a preferência do público. Para a arquiteta Karol Reiter, um revestimento de piso só fica perfeito se tiver um ralo na mesma cor – e as possibilidades metalizadas de tampas se adequam a qualquer tipo de piso. “No caso do preto, meu acabamento preferido do portfólio do Grupo Linear é a linha Tiny, da marca Elleve. Ela é discreta e ao mesmo tempo sofisticada. Fica lindo em banheiros, por exemplo”, esclarece.

Além do acabamento em preto, a linha Tiny oferece outras opções de tampo. Ainda na marca Elleve, as linhas Square e Versatile têm disponíveis os metais nas cores Inox Polida, Inox Escovada, Black Matte, Inox Gold e Rosé Gold. “E para os ralos lineares ocultos, as cantoneiras são uma opção de charme e ganham destaque na decoração do ambiente, com a vantagem de proteger as pontas do porcelanato. Sem contar que as cantoneiras garantem melhor adesão das ventosas nos modelos de ralos em que a subtampa possui revestimento antiaderente”, explica Regina.

(Foto: divulgação)

Para quem pretende apenas dar uma repaginada seja no banheiro, na sacada do apartamento ou em qualquer ambiente que tenha o ralo tradicional nas tampas quadrados (de 10 cm ou 15 cm) ou ainda redondos (de 10 cm ou 15 cm de diâmetro), a indicação são as grelhas e porta-grelhas metalizadas da marca Elleve, disponíveis em diversas cores: Inox Polido, Black Matte, Gold e Rosé Gold. Foram essas as escolhas da digital influencer Bianca Monte, de Blumenau, ao reformar o apartamento que mora com a família. “Fiquei encantada com as possibilidades dos metais em uma peça tão simples como o tampo dos ralos. Fez toda a diferença nos ambientes, ficou elegante e tornou o nosso lar ainda mais agradável”, comenta.

Deixe um comentário