ESTILO

Após sucesso na Pinacoteca de São Paulo, exposição ‘OSGEMEOS: Segredos’ chega no MON

A mostra liderou a retomada das atividades culturais no país após o longo período de suspensão imposto pela pandemia

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, anuncia que a exposição OSGEMEOS: Segredos seguirá para Curitiba e poderá ser visitada no Museu Oscar Niemeyer (MON) a partir de setembro de 2021.

Na capital Paulista, OSGEMEOS: Segredos, com curadoria do diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, impactou mais de 511 mil pessoas, contando as ações online e as visitas presenciais. A mostra liderou o interesse pelas atividades culturais em São Paulo desde seu início em 15 de outubro de 2020. Os ingressos esgotavam em minutos após serem disponibilizados e a programação segue “sold out” até o dia 09 de agosto de 2021, último dia da exibição na Pina.

Durante todo o período, a Pinacoteca operou com restrições de atendimento e seguiu todos os protocolos de higiene e segurança do Plano São Paulo de combate à Covid-19, o que limitou a capacidade de atendimento. Mesmo assim, mais de 179 mil visitantes passaram pelos espaços da mostra e puderam apreciar o trabalho dos irmãos presencialmente.

Por conta do êxito da exposição, OSGEMEOS: Segredos foi prorrogado duas vezes e um tour virtual foi lançado para que o público de outros países e estados pudesse ter acesso à trajetória e aos trabalhos da dupla de artistas. O número de acessos à experiência virtual em 360º da mega exposição já supera os 122 mil. Clique aqui e veja.

Ainda por conta da exposição, outros projetos foram desdobrados para atingir novos públicos, tudo transmitido de forma online. Dentre as ações, está a série audiovisual Segredos, idealizada pelos artistas OSGEMEOS, sobre a essência e perspectivas do hip hop paulista com mais de 126 mil visualizações no YouTube do museu. A produção conta com 4 episódios de aproximadamente 20 minutos cada. Os vídeos aproximam os telespectadores ao universo criativo dos irmãos e têm a intenção de incentivar outros jovens brasileiros a conhecerem e se aproximarem das manifestações artísticas de rua e seguir na busca de sua própria identidade, podendo até mesmo transformar a sua realidade. Assista a série completa.

Devido à pandemia, as visitas educativas das escolas a Pinacoteca organizadas pelo NAE (Núcleo de Ação Educativa) ficaram suspensas. Para suprir esse viés educativo, um vídeo com OSGEMEOS apresentando a mostra foi produzido e disponibilizado no canal do Youtube do museu e já alcança a marca de 73 mil visualizações. O material é voltado para professores e alunos, mas todos podem assistir. Confira aqui.

Já as lives, com a participação do curador Jochen Volz e dos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo, tiveram uma audiência de cerca de 11 mil pessoas.

(Foto: Divulgação)

OSGEMEOS: Segredos na Pina

Na Pinacoteca de São Paulo, a exposição contou com mais de 1000 itens do rico imaginário d’OSGEMEOS. O duo apresentou pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. O corpo de obras ocupou as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar, um dos pátios, o hall, além de uma instalação concebida especialmente para o Octógono do museu.

Catálogos

Dois catálogos bilingues, em português e em inglês, foram produzidos. O primeiro inclui apresentação do diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, textos inéditos de Julia Flamingo e de Paulo Portella, além de imagens de obras da exposiçã

(Foto: Divulgação)

o e de outros projetos. O segundo apresenta vistas da mostra na Pinacoteca de São Paulo. Os dois estão à venda na loja presencial e virtual do museu que pode ser acessada em Pina loja As publicações são os produtos mais solicitados da coleção d’OSGEMEOS superando mais de 9 mil unidades vendidas.

Deixe um comentário