ESTILO

Apartamento de 35m² é reformado e surpreende com soluções funcionais

Mesmo pequeno, um imóvel pode suprir as necessidades do cliente quando projetado de forma personalizada

Em imóveis pequenos, a palavra-chave para a decoração é a funcionalidade. Os espaços devem ser aproveitados ao máximo e a criatividade neste momento é essencial. O desafio da arquiteta Ana Johns, à frente do escritório Ana Johns Arquitetura, foi o de montar uma sala de estar confortável, uma cozinha completa e uma área de estudos em um apartamento de apenas 35m².

A antes da reforma o imóvel contava com um quarto, um banheiro, uma sala de estar e de jantar bem convencionais e uma cozinha isolada e bem pequena. “A maior mudança que fizemos na área social foi integrar os ambientes da sala e da cozinha, deixando o espaço mais amplo e aberto”, conta Ana.

 A cozinha que antes era toda apertada, após as mudanças ficou mais ampla, ganhou armários e uma pia maior. “De um lado deixamos os eletrodomésticos e os armários e do outro a pia, agora com muito mais espaço. Além disso, conseguimos colocar também a máquina de lavar, já que o apartamento não tem uma lavanderia”, diz a arquiteta.

(Foto: Francis Larsen)

Junto à nova pia, Ana optou por montar uma bancada, que funciona como uma mesa de jantar, mas que ocupa menos espaço. “Isso porque era importante para a cliente ter uma área de estudos e uma mesa inviabilizaria essa solicitação”. Portanto, logo atrás da bancada, está esse pequeno home office, com armários e espaço de armazenamento para todos os livros e materiais da cliente e, também, com uma mesa e cadeira confortáveis, o que é essencial para concentração e produtividade.

Outra solicitação da cliente era ter uma sala de estar aconchegante para ver televisão. “Ela queria um sofá grande e uma área realmente confortável, dentro do espaço que ela já tinha”, conta Ana. Para isso, a arquiteta mudou o ponto da tv, o que possibilitou o sofá do tamanho que a cliente desejava, sem comprometer o espaço de circulação.

Ainda na sala, Ana encontrou mais uma solução de armazenamento. “Como precisamos colocar a máquina de lavar na cozinha, perdemos espaço de armários para as louças e utensílios domésticos. Para suprir essa necessidade, criamos um móvel um pouco mais alto do que o convencional, abaixo da televisão, no qual ela pode guardar esses itens”, disse a arquiteta.

O banheiro da casa não teve alterações estruturais como a área social, porém também ficou de cara nova. O armário colocado embaixo da cuba e também os nichos na parte de cima, possibilitam uma melhor disposição dos produtos. “No banheiro não precisamos de muita profundidade nos móveis, mas sim praticidade. Poder colocar os produtos lado a lado, facilita a visualização e também o dia a dia”, finaliza Ana.

Deixe um comentário