Ao que se atentar durante a procura de uma nova moradia?
Escolher um novo imóvel para morar não é uma coisa tão fácil como imaginamos, viu? Além de ser um ambiente que passe conforto e segurança, vários detalhes são cruciais para garantir a melhor experiência e evitar qualquer tipo de dor de cabeça no futuro.
Segundo Rodrigo Hartmann, sócio-proprietário da ABCR Empreendimentos, diversos pontos são importantes ao buscar adquirir um imóvel, principalmente os relacionados a documentação.
“Na ABCR, sempre tentamos observar as questões documentais em relação ao planejamento da obra, respeitando prazos, contratos e, se tratando de uma empresa familiar, tentamos dar a melhor assistência ao cliente final”, conta.
Com isso, confira cinco aspectos importantíssimos para quem deseja uma nova casa ou apartamento para morar.
1. Observe a localização do imóvel
Um dos primeiros pontos a se atentar é a localização do empreendimento. O diretor comercial da NN Assessoria Imobiliária Thiago Nishikawa orienta que, se o cliente procura um imóvel de alto padrão, é importante prestar atenção na região.
“Não basta o imóvel ser diferenciado, ele tem que estar ao redor de outros que tenham o mesmo padrão. Em Curitiba, por exemplo, temos os bairros Batel, Bigorrilho e Ecoville que se encaixam nesse perfil.”
Observar a dinâmica ao entorno é um ponto que Hartmann, sócio-proprietário da ABCR Empreendimentos, destaca. “O ideal é se atentar ao trânsito, se há localização adequada como escolas, supermercados, e ver se é realmente aquilo que ele quer, que se encaixa no perfil dele”.
2. Conheça a construtora
Procurar saber qual é a empresa construtora do empreendimento é um ponto que Hartmann evidencia, indicando o comprador a verificar se ela é qualificada no mercado, se a documentação é correta, e se dá o suporte necessário ao cliente.
O sócio-proprietário orienta, ainda, o cliente a visitar obras anteriores e questionar os moradores quanto a satisfação e experiência, assim, é possível ter mais de uma visão sobre o empreendimento.
3. Verifique os contratos
Quando for fechar a aquisição, preste atenção se os prazos estão no contrato. “Verifique o que a empresa pode fazer se a obra atrasar e veja também os acabamentos que estão prometidos no documento”, comenta Hartmann.
Além disso, Nishikawa complementa indicando o comprador a observar os acabamentos do edifício concluído, fazendo uma vistoria tanto em empreendimentos novos, quanto os mais antigos.
4. Esteja ciente do investimento
É importante o comprador estar a par do próprio planejamento financeiro para evitar possíveis estresses no futuro. Hartmann aponta que o cliente deve estar ciente se pode arcar com o financiamento e “se a matemática financeira dele vai fechar para adquirir o imóvel”. Estudar propostas e como as sugerir é uma alternativa que também pode render um bom negócio.
5. Organize-se
Para ter uma boa noção de qual imóvel é o ideal para o perfil, a organização é a chave. Planejar visitas com horário marcado, listar quais detalhes não podem faltar no imóvel, separar documentos necessários e estar aberto a propostas são algumas dicas finais para quem deseja chegar à escolha certa! Boa sorte!
Este conteúdo é produzido por TVBC