Ambientes funcionais e integrados criam convívio familiar em apartamento minimalista - TOPVIEW
691 0
Compartilhe

Ornamentação mínima realça a funcionalidade dos espaços em apartamento de estilo contemporâneo

A funcionalidade dos ambientes foi trabalhada acima de todas as questões neste apartamento, que se destaca pela organização. O objetivo do projeto foi criar ambientes de convívio familiar, integrados, porém sem excessos, para um casal com uma filha de 10 anos e à espera de gêmeas.

projeto caroline bollmann anuario 2019 topview (2)
A escolha do Quartzo Pirineus do Grupo Paraná foi essencial para que o resultado da composição fosse o mais harmônico e discreto possível. (Fotos: Dea Flyk).

A estética essencial foi alcançada pelo equilíbrio e sobretons das cores dos materiais e acabamentos.

projeto caroline bollmann anuario 2019 topview (3)
Foram utilizados poucos elementos decorativos, para valorizar o essencial. Arranjos naturais e uma repetição delicada de quatro pendentes da Grey House iluminam a mesa de jantar atemporal. (Fotos: Dea Flyk).

Na concepção da arquiteta Caroline Bollmann, do escritório Espaço A Arquitetura, a pouca ornamentação contribui para realçar o essencial na integração entre as salas e a cozinha gourmet. Com móveis sob medida, em proporções que não deixem os ambientes vazios ou ocupem espaço demais, o projeto buscou equilíbrio e fugiu dos excessos decorativos.

projeto caroline bollmann anuario 2019 topview (1)
A cozinha gourmet é espaçosa, tem ilha central com pia auxiliar que separa alimentos das louças e, ainda, churrasqueira e copa para os melhores momentos do dia a dia. (Fotos: Dea Flyk).

Propositalmente, nenhuma peça do mobiliário se destaca entre as outras. O estilo contemporâneo, que não chega a ser minimalista, ganha reforços graças ao mobiliário atemporal em tons claros, que passeiam por várias tonalidades de cinza. Já a presença da madeira, no piso e nos revestimentos de parede, traz conforto e aconchego.

projeto caroline bollmann anuario 2019 topview (5)
Por trás das poltronas giratórias da Inove é possível enxergar a integração dos ambientes com a cozinha quando as portas-painéis estão abertas. Todo o mobiliário sob medida da sala e da cozinha foi desenhado pelo escritório e executado pela Marcenaria Móveis Real. (Fotos: Dea Flyk).

O mobiliário foi escolhido para ser atemporal.

projeto caroline bollmann anuario 2019 topview (6)
No detalhe da ilha, o Monocomando Docol Ozônio e a Cuba Debacco, ambos da Baden Banho. (Fotos: Dea Flyk).

A iluminação é praticamente toda embutida e pontual, destacando apenas as peças decorativas da mesa de jantar e da mesa da copa integrada na cozinha. Esta, organizada em ilha funcional, pode ser separada do living principal por uma porta de correr de vidro, que garante a continuidade espacial entre os dois ambientes. Todos esses detalhes, incluídos no desenvolvimento e na execução do projeto, foram finalizados em apenas 90 dias.

Serviço
Caroline Bollmann – Padre Agostinho, 1.926, Bigorrilho – Curitiba/PR_(41) 3336-5430
espacoa.com.br

Instagram: @carolbollmann_arquiteta
*
*
*
Baden Banho – Av. Vicente Machado, 800 Batel – Curitiba/PR_(41) 3223-5837.
Grey House Iluminação – R. Noel Rosa, 61 Champagnat – Curitiba/PR_(41) 3336-4159.
Paraná Granitos – BR-116, 75, KM 85 Rincão – Colombo/PR_(41) 3303-9600.
Inove Design – Lojas em Curitiba_(41) 3014-9393.
Móveis Real – Trav. Amando Mann, 301 Mercês – Curitiba, PR_(41) 3015-3362.

Leia mais:

Veja todos os projetos do anuário Premium TOPVIEW 2019

Neste Artigo


Converse com a Gente