A escolha do vinho ideal para o seu casamento por Elis Cabanilhas

ANOTA AÍ! Como funciona a escolha do vinho e quantidade ideal para o seu casamento

Apostando nas tendências ou no tradicional a escolha do vinho para um casamento é sempre uma decisão importante que envolve vários fatores

0
Compartilhe

Algumas particularidades devem ser levadas em consideração na hora da escolha do vinho para um casamento. Afinal, vinho não pode faltar!

De fato a época do ano e o horário escolhido para a comemoração, a idade média dos convidados e a duração da festa influenciam – e muito – no consumo de bebidas em um casamento.

Se a celebração acontecer em uma estação mais fria, talvez a escolha do vinho branco ou rosé deva ser repensada para que se aposte nos tintos.

Se o casamento acontece nas estações mais quentes porém, um vinho branco pode ser uma opção refrescante e leve. Por outro lado, sempre com uma opção de vinho tinto para quem preferir o tradicional.

As borbulhas são essenciais para um momento de celebração. Seja como for, o espumante deve ser servido do início ao fim da festa.

Contudo, para agradar a todos os paladares, caso seja servido apenas uma opção, um brut com nível de doçura mais alto sem dúvida cai bem.

Não só para o brinde dos noivos, vale muito a pena investir em um bom champagne como também para celebrar em grande estilo a nova união.

Na escolha do vinho branco, prefira os vinhos de corpo leve, com boa acidez, um toque frutado e levemente cítrico. As uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio são boas sugestões.

Para os tintos, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Tempranillo são uma ótima pedida: com uma boa fruta, corpo médio e taninos macios, são verdadeiros coringas.

Aposte em vinhos chilenos, argentinos, espanhóis ou portugueses, que possuem um ótimo custo-benefício. Evite vinhos complexos, muito amadeirados, com taninos ou acidez muito marcantes.

Aposte no bar de vinhos!

Uma dica muito legal é o bar de vinhos. Mais comum nos casamentos em São Paulo e Brasília, essa ideia já chegou por aqui.

Com diversas opções de espumantes e drinques feitos com borbulhas. Estilos diferentes de brancos, tintos e rosés, ainda há espaço para os fortificados, para acompanhar a sobremesa e os docinhos.

É uma ideia para os noivos que apreciam vinhos.

Me surpreendi com esse bar dos sonhos no belíssimo casamento da gerente de marketing da importadora Porto a Porto, Camila Podolak, com Inácio Cotovicz. Eles trouxeram essa novidade para Curitiba.

Na verdade, Camila, apaixonada por essa bebida, escolheu os vinhos. Bem como Inácio, fã de cervejas, montou um bar de cervejas gourmet, com cinco tipos diferentes.

Afinal, é isso o que importa. Que a festa tenha a cara e a energia dos noivos!

Para não errar na quantidade:

 

SERVINDO APENAS VINHOS DO INÍCIO AO FIM
SÓ ESPUMANTES 1 garrafa para cada 1,5 pessoa
SÓ BRANCOS 1 garrafa para cada 3 pessoas
SÓ TINTOS 1 garrafa para cada 2,5 pessoas

 

SERVINDO VINHOS E OUTRAS BEBIDAS
SÓ ESPUMANTES 1 garrafa para cada 3 pessoas
SÓ BRANCOS 1 garrafa para cada 6 pessoas
SÓ TINTOS 1 garrafa para cada 5 pessoas

*Coluna originalmente publicada na edição 224 da revista TOPVIEW.

Leia mais:
Vinho laranja é a bola da vez: confira a última coluna de Elis Cabanilhas!

Neste Artigo


Converse com a Gente