ESTILO

André Mendes participa de exposição Wander Art, no coração de Belgraviaganha

O artista curitibano ganha as ruas de bairro londrino em galeria a céu aberto

As cores vibrantes, linhas contínuas e as formas orgânicas de André Mendes prometem ganhar as ruas de Londres nos próximos dias. Juntamente com outros onze artistas de diferentes locais do mundo, o artista foi convidado pela agência curatorial Alter-Projects, para participar da Wander Art, uma galeria pública com instalações imersivas de arte e design nos bairros de Mayfair e Belgravia.

Com aproximadamente 8,5m, o painel do artista curitibano ganhou o nome de “Face to Face”(Face a face) e ocupa a esquina da Casa Radstock, em Belgravia, um local que oferece múltiplas possibilidades de interpretação, dependendo do ponto de vista do observador. “Uma linha contínua percorre a parede e aos poucos é possível perceber um olho, nariz, boca e a silhueta de um rosto. Duas faces? Ou a mesma face de ângulos diferentes?”, instiga Mendes.

Obra de André Mendes (Foto: divulgação)

Algo que também foi pensado é a utilização da tecnologia de tintura antiviral e antipoluição, trazendo uma purificação do ar londrino. Para o trabalho a escolha de formas arredondadas amarelas e vermelhas reforçam a ideia de tridimensionalidade, representando a gravidade e a espacialidade, a polaridade do solo e do céu, trazendo movimento, tensão e profundidade. “Quando começo a criar um mural, tento imaginar como as pessoas vão interagir com ele. A escala, as perspectivas e o elemento surpresa”, afirma o artista. Sendo assim, cada olhar promete uma nova experiência.

O tema curatorial escolhido para o bairro de Belgravia foi “Pop Metropolis” e surge com o objetivo de mudar as percepções urbanas através da exploração do inesperado, convidando os visitantes a redescobrirem o bairro. Com duração de seis meses, a proposta surge em um momento em que os londrinos entram em uma nova rodada de restrições devido ao aumento de casos da Covid, democratizando o acesso as artes mesmo em um período de limitações de atividades recreativas.

“Estamos entusiasmados em contar com a participação de alguns dos artistas mais inspiradores da atualidade que trarão um visual único e arrojado experiência surpreendente e instigante para a área”, diz Anne Pingreoun, curadora e fundadora da Alter-Projects.

Deixe um comentário