ESTILO

André Mendes ilustra mais de 800 caixas em um dia

816 caixas, ilustradas uma a uma. A “loucura” foi realizada pelo artista plástico curitibano André Mendes em caixas da cerveja Petroleum. Feitas com tinta e pincel atômico pretos, as ilustrações mostram uma sequência de imagens que juntas contam ludicamente a produção caseira da Petroleum.

O trabalho resultou em dois vídeos: um clipe mostrando a evolução dos desenhos nas caixas e um making of com os bastidores da produção e o trabalho de André.

As caixas ilustradas pelo artista foram entregues, junto com uma edição especial da cerveja Petroleum, aos colaboradores que participaram do financiamento coletivo para a produção do documentário “Petroleum é Nosso – A Ebulição da Cerveja Artesanal no Brasil”.

Realizado para arrecadar fundos para produzir o documentário, o financiamento coletivo teve 555 participantes. Entre os benefícios oferecidos aos financiadores havia um kit do documentário, que incluía camiseta com estampa alusiva ao filme, garrafa de Petroleum em caixa comemorativa e o DVD com o filme.

“Tivemos algumas boas ideias para fazer um filme que ilustrasse a união de todos que contribuíram para viabilizar o documentário da Petroleum. Uma delas era construir um grande muro para que eu pintasse, outra fazer um mural com tinta respingada com aspecto de petróleo. Tudo preparado, estúdio montado, um retângulo de 9 x 5 metros montado no chão, e me surge a brilhante ideia de fazer uma animação de 816 frames em um dia – afinal, eram 816 caixinhas!”, conta André.

Ele diz que pensou “cinco vezes” antes de externar a ideia ao grupo. “Sabia que seria um superdesafio: uma animação desenhada caixa por caixa, sem referência do desenho anterior? Mas, nas cinco vezes que eu pensei, veio junto o: ‘Vale a pena! Vai ser muito legal fazer isso’. Não deu outra, foi incrível fazer parte deste grande projeto.”

 

O documentário
De acordo com os sócios da DUM, o documentário está muito perto de ser finalizado e oficialmente lançado. “Todos os brindes já foram feitos e entregues. Agora estamos concentrando todos os nossos esforços para acelerar o processo de finalização do filme.” conta Murilo Foltran, um dos sócios da DUM Cervejaria e coordenador do projeto do filme.

“O material gravado rendeu mais de 12 horas de entrevistas e agora estamos colhendo imagens de arquivo dos entrevistados. Nossa perspectiva é de ter o filme pronto em março de 2015” resume Luiz Felipe, sócio da DUM e diretor do filme.

 

Assista acima o vídeo com o making of e abaixo o resultado da ação

 

Deixe um comentário