Mercado Municipal de Manaus: estilo Art Noveau e recheado de itens amazônicos

#amazontrip: Mercado Municipal Manaura, de estilo Art Noveau, é recheado de itens amazônicos

A gente te conta por quê você precisa conhecer o Mercado Municipal, cuja construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

0
Compartilhe
Mercado Municipal de Manaus

“Você tem que conhecer o Mercadão!” Ouvi isso diversas vezes em relação à minha viagem a Manaus. Pois bem, nós fomos conhecê-lo. O nome popular é só porque ele é grande, pois se fosse pela sua arquitetura em estilo Art Noveau inspirada no mercado de Les Halles de Paris, o Mercado Municipal de Manaus deveria ser conhecido e chamado todos os dias pelo seu nome real: Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Um nome imponente tanto quanto sua imagem.

Lateral do Mercado Municipal de Manaus voltada para o Rio Negro (Foto: Roberta Zouain)

Telhado dos pavilhões do Mercado Municipal de Manaus (Foto: Pedro Silveira)
Detalhe de um dos “pórticos” do Mercado Municipal de Manaus Foto: Pedro Silveira)

Posso resumir? É lindo! Mais do que lindo, é um lugar que você tem que conhecer quando for a Manaus. Claro que o entorno é típico dos nossos centros históricos brasileiros, degradados e sujos. Mas isso perde importância quando você chega ao revitalizado Mercado Municipal que possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.

É importante que você saiba e preste atenção em todos os elementos de ferro que não possuem similar no mundo inteiro, nas duas fachadas distintas onde estão os pórticos de entrada, sendo que a entrada principal possui um portão vazado ladeado por duas janelas de verga retas coroadas com frontões triangulares. A construção do mercado foi liderada pela “Bakus & Brisbin”, de Belém, com pavilhões construídos em estrutura de ferro, pela “Francisc Norton Engineers” de Liverpool. Pela suas características únicas e especiais, em 1987 a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mercado de Manaus em imagem antiga de cartão (Imagem: Reprodução)
Fachada do Mercado Adolpho Lisboa antes da revitalização (Foto: Irene Freitas)
Fachada do Mercado Adolpho Pessoa em Manaus depois da revitalização (Foto: Makoto Miyagawa)

Neste Artigo

Converse com a Gente