Ahhh, café! Saiba 6 dicas de como aprender a degustar - TOPVIEW

Ahhh, café! Saiba 6 dicas de como aprender a degustar

Keiko Sato, barista da rede de cafés Santo Grão, explica como se tornar um sommelier de cafés!

Compartilhe

Ei, você toma muito café no dia a dia? Então você faz parte de 79% dos brasileiros que consomem essa bebida! Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), em 2018 houve aumento de 4,8% no consumo e muitas pessoas começaram a se interessar pelo processo de produção, como o cultivo, a torrefação, os métodos de preparo e claro, a degustação!

Se você é uma dessas pessoas, a barista do Santo Grão Keito Sato separou algumas dicas incríveis de como se tornar um degustador de café, dá uma olhada!

1. Experimente!

Prove todos os tipos, espécies e métodos de preparo do café, pois assim você vai perceber qual sabor você acha mais prazeroso! Na língua podemos notar a presença de acidez, doçura e corpo da bebida. Algumas pessoas preferem o gosto mais ácido, assim como tem outras que preferem mais doce. Em qual você se encaixa?

2. Faça comparações entre os cafés

Para os leigos, a dica é estabelecer comparações. Identificar características, personalidades e texturas diferentes expande o repertório e proporciona muuuito conhecimento!

3. Sinta o café

Diversos fatores compõem a bebida, como textura, corpo, aroma e cor. Use os sentidos para identificar essas características. Saiba que cafés de qualidade são perfumados e às vezes trazem sensações até indescritíveis. Hummm!

4. Pesquise

Seja curioso e sempre anote suas observações. Procure profissionais nos estabelecimentos e aproveite para perguntar o que tem dúvida e qual processo de preparação passou o café que está bebendo.

5. Coloque a mão na massa!

Um expert no assunto prepara seu próprio café e observa a diferença nos métodos. Keito também aconselha a compra de um moinho caseiro para analisar a diferença entre os pós.

6. Fique de olho nas embalagens de café

Segundo Keiko, a data de fabricação de um café é muito importante, então fique ligado! Através dela, evitamos beber cafés com características oxidadas. Além disso, compre em pequenas quantidades e armazene na embalagem de origem, bem selada ou vedada para não perder a identidade.

Agora, os próximos passos são escolher sua cafeteria favorita, chamar uma companhia querida e seguir todas essas dicas preciosas da Keito! O que acha? 

In this article

Join the Conversation