ESTILO

A união pela arte

O Coletivo 7Mulheres é composto por sete artistas reunidas desde 2014 como um grupo de pesquisas no Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA

Neste mês, não temos um único convidado, mas um grupo de sete mulheres reunidas pela arte. Um coletivo de bravas fotógrafas dispostas a vasculhar e capturar, com suas lentes e mentes, o mundo que nos rodeia.

Neste primeiro trabalho, intitulado Noite, Paisagens Imaginárias, a noite e toda a sua carga simbólica assume o protagonismo das preocupações do grupo. A conexão com o subconsciente e o feminino… caos, morte e renascimento. Paralelos socioculturais e políticos emergiam das reuniões noturnas no Centro de Florianópolis e na longa noite que se anunciava no cenário político brasileiro, com as novas eleições.

O trabalho apresentado é proveniente de um somatório de qualidades individuais, sem deixar de oferecer um conjunto muito bem articulado, derivado de uma curadoria e um exigente exercício de autocrítica coletivos.

A narrativa tem um fio condutor feminino e onírico em que imagens de luz espectral são arrancadas da escuridão e emergem, atmosféricas e brumosas, com cores e formas evanescentes, em cenários diversos. Surgem figuras de contornos borrados e fantasmagóricos, causados por uma luminosidade deletéria de todas as coisas que existem ou por intrigantes técnicas mistas em imagens radiográficas.

Pensamos na pintura de William Turner e, mais contemporaneamente, na obra pictórica da brasileira Mariannita Luzzati. Belas cenas que também nos transportam ao cinema e por viagens interiores ao nosso próprio inconsciente, que acaba por se encontrar, com o inconsciente coletivo destas sete excepcionais artistas.

Lucila Horn.
Ro Cechinel.

Marcos Bertoldi


O Coletivo 7Mulheres é composto por sete artistas (Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce Körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Ro Cechinel e Soninha Vill) reunidas desde 2014 como um grupo de pesquisas no Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Nossa formação se deu a partir de reflexões e práticas sobre nossos processos na fotografia. Afirmamo-nos como coletivo em final de 2018, por meio de nosso posicionamento ético, estético e político enquanto grupo plural e heterogêneo. No decorrer destes anos juntas, confirmamos nossa potência como coletivo e entendemos que a reflexão abre frentes para a diversidade e a multiplicidade nos modos de ver a vida e a nós mesmas.

Soninha Vill.
Luciana Petrelli.

Nosso primeiro trabalho como coletivo foi Noite, Paisagens Imaginárias, realizado entre 2018 e 2019 a partir de questionamentos, pessoais e coletivos, sobre o lado misterioso, poético e indecifrável que rege, simbolicamente, o conceito de noite, o trânsito para o inconsciente e os medos fundados na instabilidade política de então. Esse trabalho fotográfico foi selecionado em 2019 no edital do BRDE de Curitiba, calendário de Artes Visuais em 2020 (adiado pela pandemia).

Além das fotografias, em 2019, o trabalho desdobrou-se em uma videoinstalação, sendo apresentado em festivais de fotografia: INSTANTES – Festival Internacional de Fotografia de Avintes (Portugal); Festival Foto em Pauta (Tiradentes/MG); e Festival de Fotografia Floripa na Foto (Florianópolis). No mesmo ano, realizamos a primeira edição da revista NEFA, inauguramos uma sala-laboratório e apresentamos na Lovely House (livraria especializada em livros autorais em São Paulo) uma videoperformance sobre o trabalho processual de Noite, Paisagens Imaginárias.

Dirce Körbes.
Betinha Trevisan.
Ana Sabiá.

Atualmente, estamos finalizando nosso primeiro livro do Coletivo 7Mulheres, a partir de questionamentos histórico-culturais-sociais, inteiramente elaborado e produzido online. Nossas discussões abarcam nossos processos e o modo de ser e estar no mundo de hoje.

Coletivo 7Mulheres

*Coluna originalmente escrita por por Coletivo 7Mulheres, convidado de Marcos Bertoldi, e publicada na edição #245 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário