ESTILO

A tecnologia a serviço do turismo

A análise de dados e as aplicações de ia são aliadas do turismo e do entretenimento na hora de criar experiências personalizadas para os consumidores

Imagine desembarcar no seu destino de férias e descobrir que cada momento vivido durante esse período de descanso e diversão está customizado para você. Sem filas nos parques e nos brinquedos e sem tempo desperdiçado no check-in, espetáculos selecionados de acordo com o seu gosto e roteiros planejados para que você não tenha um segundo sequer desperdiçado. Um sonho, não é mesmo? Que a Disney — conhecida por tornar sonhos realidade — materializou há quase uma década por meio da tecnologia.

O sistema chama-se The Magic Band (algo como A Pulseira Mágica, em português) e utiliza rastreamento para monitorar o visitante desde o primeiro instante dentro do complexo. Os dados coletados são cruzados com outras inúmeras informações do que, dentro do sistema de análise comportamental, permitem antecipar os movimentos e fazer sugestões para que o turista escolha entre uma aventura e outra. Isso ajudou a aumentar a qualidade da experiência e a reduzir gargalos operacionais, como filas para entrar nos brinquedos.

“A análise comportamental utilizada pela Disney avançou muito desde que foi implementada. E isso se deve ao aumento considerável do volume de dados gerados pelas pessoas ao longo dos anos.”

Outro ponto importante é que as aplicações baseadas em Inteligência Artificial também evoluíram — e muito!

Quando pensamos em viajar, iniciamos o planejamento pela procura do melhor destino. Depois, evoluímos para as definições relacionadas ao roteiro cultural, gastronômico e de entretenimento. Hoje em dia, tudo isso é feito por meio de buscas em sites especializados e pela coleção de referências a partir de publicações em redes sociais. Essa jornada, desde o primeiro clique, está sendo monitorada pelas empresas, que começam a sugerir destinos, pacotes promocionais e, sem que você perceba, influenciam de alguma forma as escolhas que você faz enquanto monta o roteiro.

Experiência e atendimento personalizado aparecem com destaque no vocabulário das equipes de marketing das empresas, que têm a missão de implementar produtos que coloquem o consumidor em primeiro plano com o auxílio dos times de tecnologia. E todo esse trabalho começa pelos rastros da sua navegação. Talvez você nem tenha definido ainda, mas os algoritmos já podem prever qual será a sua primeira viagem quando o turbilhão provocado pela pandemia passar. 

WHERE DREAMS COME TRUE

Filme: Walt Antes da Disney 

(Foto: divulgação)

O filme conta os primeiros anos da carreira de Walt Disney, quando ele ainda era um desenhista e precisou se superar para criar seu personagem mais famoso, o Mickey Mouse.

Livro: O Jeito Disney de Encantar os Clientes

(Foto: divulgação)

Todas as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços. O livro conta as estratégias da Disney que mantêm essa excelência por tantos anos.

* Conteúdo originalmente publicado na edição #250 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário