ESTILO

A sobremesa que combina com as quatro estações

Na cidade que vai do frio intenso ao calor extremo em poucas horas, os caraques vêm para agradar todo tipo de paladar

Quem nunca viveu as quatro estações do ano em um único dia em Curitiba? Frio pela manhã com neblina, sol a pino ao meio dia, chuva no fim de tarde e um ventinho durante a noite. Até parece difícil existir uma sobremesa que combine com todas essas facetas da capital paranaense. Mas existe sim!

Os caraques da Nina Cioccolato – doce de inspiração ítalo-brasileira feitos à base de chocolate que levam frutas secas, nozes, amêndoas e biscoitos – são uma excelente pedida para ter à mesa, não importa a temperatura que esteja lá fora. Por serem conservados na geladeira, podem ser servidos resfriados, o que facilita o corte da barra que fica no ponto exato entre a firmeza e a cremosidade. E apesar de já serem completos em si mesmos (puros), uma boa harmonização nunca é demais.

Para cada estação do ano, existe uma boa parceria para servir o caraque:

No outono:

O amargor do café traz complexidade e equilibra a doçura do chocolate. Perfeito para ser servido com o caraque de chocolate ao leite com biscoitos e amêndoas.

No inverno:

Vinhos tintos como o Cabernet Sauvignon e o Carménère que possuem aroma de frutas vermelhas e frutas negras podem ser harmonizados com o caraque de chocolate meio amargo com biscoitos, nozes e damascos.

Na primavera:

Os espumantes de uvas como a Chardonnay e a Pinot Noir, servidos entre 6 e 8 graus, têm notas tropicais e conferem frescor e acidez para contrabalancear o caraque de chocolate branco com lascas de coco e castanha de caju.

No verão:

A tradicional pedida da família da criadora do doce, Dona Maria Zanchi de Zan, é o empratamento com sorvete de creme. Ele fica perfeito com o caraque de chocolate ao leite com biscoitos e avelãs, uma combinação clássica!

Deixe um comentário