A natureza no ambiente de trabalho - TOPVIEW
Compartilhe

Você já deve ter reparado que um espaço cercado pela natureza promove conforto e relaxamento. A proximidade com elementos naturais como o verde das plantas é capaz de melhorar o bem-estar e a saúde emocional do ser humano. Por isso, cada vez mais profissionais da área de arquitetura estão incluindo a biofilia em seus projetos.

O termo remete ao amor pela vida, o amor pela natureza. O conceito busca reconectar as pessoas ao espaço natural, cada vez mais ausente em nosso dia a dia. Para integrar a natureza nos projetos arquitetônicos, é preciso incorporar as características do mundo natural aos espaços. Os benefícios da biofilia já foram comprovados por diversos estudos ao redor do mundo, principalmente nos ambientes de trabalho. A nossa produtividade e criatividade aumentam em locais que utilizam projetos biofílicos, e os mesmos são capazes de reduzir o estresse e até mesmo as crises de depressão.

Depois de ler bastante sobre o assunto, resolvi aplicar os conceitos no meu ambiente de trabalho, deixando-o com menos cara de “escritório”, e posso afirmar que agora meu rendimento, e o de todos que passam por lá, é muito melhor. Se você também se preocupa com o seu bem-estar físico e mental, ou de seus colaboradores – se for o caso, aqui vão algumas dicas práticas para conectar a natureza ao seu espaço corporativo através da biofilia.

1. Deixe a luz natural entrar
Que tal utilizar mais a iluminação que a natureza nos dá, e menos luz artificial? Aproveite o sol ao máximo para iluminar o seu escritório. Priorize ambientes com grandes janelas, que permitam a entrada dos raios solares. Caso você queira privacidade, já existem algumas películas que promovem a iluminação do ambiente, sem deixar tudo à mostra. Avalie qual é a melhor opção para o seu caso.

2. Monte o seu jardim
Use uma das áreas comuns para montar um lindo jardim. Não precisa nem ser grande, e nem é necessário um ambiente externo. Basta planejar um espaço descontraído, confortável e verde. Se você não tem muito tempo livre, escolha plantas e flores que exigem poucas regas. Vale a pena investir em cadeiras, mesas ou bancos de madeira, e até redes de balanço. Esses elementos fazem toda a diferença no projeto biofílico.

3. Utilize fontes de água
Tem coisa mais agradável do que barulho de água? O som é incrivelmente relaxante, por isso invista em fontes ou espelhos d’ água. Além de promover o bem-estar, estes são excelentes itens decorativos.

4. Invista em tecidos e materiais naturais
Priorize tecidos mais leves como o linho e o algodão, em vez de materiais sintéticos. Nos escritórios, invista sempre em móveis feitos com madeira rústica ou vime.

5. Aposte nas cores da natureza
As cores e formas que existem na natureza são belíssimas. Utilize-as na decoração do seu espaço para proporcionar uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Os tons de verde e amarelo, por exemplo, são ótimos para estimular a criatividade.

*Matéria originalmente publicada na edição #234 da revista TOPIEW.

In this article

Join the Conversation