A influência por nichos
Se voltarmos no tempo, já iremos perceber o quanto influenciamos. E, para escrever sobre o tema, nada melhor do que usar a primeira pessoa, afinal, influencio você aqui na escrita com uma informação que vai fazê-lo refletir e depois agir – seguindo o seu instinto ou, simplesmente, mirando forças para um novo lado. Antes de influenciar, nós somos influenciados.
Comecei dizendo que, se voltarmos no tempo, iremos perceber o quanto influenciamos para sermos influenciados. Mas e se for o contrário? O certo mesmo é que, dos primórdios de uma rede social, o Fotolog, a dinâmica do Reels e do TikTok e a influência por nichos são características que fazem um usuário ser relevante.
Precisávamos de certas regras para influenciar, principalmente em um ambiente online, em que não há limites de alcance. Por isso, supostamente – e até pouco tempo –, ter mais do que 10 mil seguidores ou até milhões, assim como atingir milhares de curtidas ou centenas de milhares, era o que valia.
ERA. Um período histórico de grande extensão que se caracteriza por apresentar formas de vida e culturas diferentes, segundo os dicionários.
Entramos em uma nova fase, uma nova era: a de nanoinfluenciar. Nada muito novo. Lembra do começo do texto? “Se voltarmos no tempo, já iremos perceber o quanto influenciamos.” A influência de hoje é a influência do passado, acrescida das redes sociais, que dão voz às diferentes formas de vida e
culturas.
O quanto antes entendermos como influenciamos e o quanto nosso lifestyle é o novo marketing, antes continuaremos a influenciar. Descobre-se, quando assumimos nosso nicho, já no olhar de grandes redes varejistas, afinal, como as marcas mais valiosas de 2020 chegaram a um bom resultado?
Resposta: somando às suas estratégias poucas curtidas de milhões de nanoinfluenciadores, juntos –, por uma causa, uma mensagem, um porquê.
Como consumidores, buscamos sentido, transparência, verdade e itens que, como pessoas físicas, já trazemos de fábrica, bastando postar e agir honestamente. É o que a plataforma Decor Influencer proporciona. Reúne influenciadores – nanos, micros, macros e estrelas – em um só endereço web para compartilhar assuntos sobre o universo da decoração, no Brasil e no exterior. Influenciando por nicho. Espero você em meu perfil por lá!
*Coluna originalmente publicada na edição #245 da revista TOPVIEW.