A dinastia da Renault
Carro e esportes são paixões nacionais e o Paraná é uma referência no automobilismo. Pilotos de diferentes categorias têm berço paranaense, e os apaixonados por velocidade também querem sentir essa emoção de guiar um esportivo – claro que respeitando todas as normas de trânsito e, para isso, as montadoras investem nos modelos esportivos.
Há mais de 115 anos, a Renault ocupa a liderança no automobilismo e a temporada 2020 trouxe à Renault F1 os melhores resultados desde que retornou à competição. Além das vitórias com seus próprios carros, a marca também ganhou espaço como fornecedora de motores conquistando títulos com as equipes Williams, Benetton, Red Bull e Lotus.
E esse espírito de competitividade se traduz, também, na linha Renault Sports, com modelos produzidos aqui no Paraná, na planta industrial de São José dos Pinhais. O Sandero RS lançado no último ano é considerado um dos mais ousados hatches de fabricação brasileira. Entre os diferenciais competitivos do modelo está o controle eletrônico de estabilidade, que permite um uso mais “empolgado”.
Além da Renault, outro filiado do LIDE Paraná merece destaque nesta pauta: Rodrigo Contin, que iniciou no automobilismo como piloto, mas foi como engenheiro de competição que foi campeão do World Series by Renault em 2008 na Europa – à época categoria preliminar da F1. Hoje, ele está à frente da Hitech Electric, startup focada em veículos elétricos e soluções em mobilidade.
“O automobilismo e, especialmente a F1, são como laboratórios de inovação. De lá, saem as tecnologias e as soluções que equiparam os carros que todo mundo usa. E agora, com as competições com os carros elétricos ganhando cada vez mais protagonismo, também é um reflexo do que devemos ver nas ruas nos próximos anos: carros 100% elétricos, aliando a sustentabilidade com a alta performance”, destaca Contin.
* Coluna originalmente escrita por Heloisa Garret, Presidente do LIDE Paraná, e publicada na edição #247 da revista TOPVIEW.