Livia Fontana, a artista que inspirou a capa da TOPVIEW de março

Livia Fontana, a artista que inspirou a capa da TOPVIEW de março e que VOCÊ TEM QUE CONHECER!

Sua série, feita a partir de reflexões sobre a nossa relação com o universo das imagens online, serve de ponto de partida para a nova edição da revista

742 0
Compartilhe

Livia Fontana está constantemente em busca de formas de expressar situações psicológicas por meio da arte. Por isso, não é adepta de um estilo único: apropria-se, em suas obras, de diferentes suportes, seja fotografia, vídeo ou instalações.

A arte é, para ela, um importante meio de propor discussões sobre temas muitas vezes deixados de lado pela sociedade, contribuindo, assim, para a evolução coletiva de uma consciência crítica.

É nesse sentido – e como forma de crítica a essa mesma sociedade contemporânea – que Livia criou a série Loading, na qual a TOPVIEW se inspirou para criar a capa de sua edição de março e pautar a estética de sua matéria principal.

Obra de Livia Fontana, da série Loading.
Obra de Livia Fontana, da série Loading.

Leia mais:

A história por trás da nova edição da revista TOPVIEW

Loading surgiu no momento de ansiosa espera para visualizar uma imagem enquanto a artista navegava na internet. O resultado – uma série de imagens antes do seu carregamento completo – é uma crítica a questões como o excesso de tempo que passamos online e a apropriação de imagens.

De fato, observar a série de 2017 é inquietante e até mesmo desconfortante, e nos instiga a descobrir o que está por trás do efeito “blur”. Confrontando os quadros físicos, somos levados, ainda, à reflexão sobre a materialização do online no mundo offline.

Obra de Livia Fontana, da série Loading.
Obra de Livia Fontana, da série Loading.

Para a edição especial do mês das mulheres, a TOPVIEW produziu o perfil de grandes mulheres que são referência em suas áreas de atuação. Por isso, a capa desta edição e as imagens que acompanham os perfis foram pensadas a partir da estética da série de Livia Fontana: aparecem como um grande blur, para depois serem exibidas em resolução total, como se tivessem carregado seu significado perante a sociedade.

A arte é criada a partir de uma inquietação pessoal da artista: nunca imóvel ou fechada, ela ganha novas percepções quando encontra outros olhares de seus espectadores. “Dizem que uma obra só está realizada a partir do olhar do espectador. Sendo assim, a interpretação que a revista fez [da minha obra] me deixa muito honrada”, avalia a artista, que também é fundadora da Boiler Galeria, em Curitiba, sobre a parceria com a TOPVIEW. “Este ano é importante para a mulher estar na agenda cultural e mundial e a TOPVIEW demonstra, assim, que está atualizada com as questões que estão sendo debatidas em âmbito global”, finaliza Livia Fontana.

Capa da revista TOPVIEW de março, inspirada na série Loading, de Livia Fontana.
Capa da revista TOPVIEW de março, inspirada na série Loading, de Livia Fontana.

Confira na ÍNTEGRA!

Leia a matéria de capa da edição de março da revista TOPVIEW

Neste Artigo


Converse com a Gente