Livia Fontana, a artista que inspirou a capa da TOPVIEW de março e que VOCÊ TEM QUE CONHECER!
Livia Fontana está constantemente em busca de formas de expressar situações psicológicas por meio da arte. Por isso, não é adepta de um estilo único: apropria-se, em suas obras, de diferentes suportes, seja fotografia, vídeo ou instalações.
A arte é, para ela, um importante meio de propor discussões sobre temas muitas vezes deixados de lado pela sociedade, contribuindo, assim, para a evolução coletiva de uma consciência crítica.
É nesse sentido – e como forma de crítica a essa mesma sociedade contemporânea – que Livia criou a série Loading, na qual a TOPVIEW se inspirou para criar a capa de sua edição de março e pautar a estética de sua matéria principal.
Leia mais:
Loading surgiu no momento de ansiosa espera para visualizar uma imagem enquanto a artista navegava na internet. O resultado – uma série de imagens antes do seu carregamento completo – é uma crítica a questões como o excesso de tempo que passamos online e a apropriação de imagens.
De fato, observar a série de 2017 é inquietante e até mesmo desconfortante, e nos instiga a descobrir o que está por trás do efeito “blur”. Confrontando os quadros físicos, somos levados, ainda, à reflexão sobre a materialização do online no mundo offline.
Para a edição especial do mês das mulheres, a TOPVIEW produziu o perfil de grandes mulheres que são referência em suas áreas de atuação. Por isso, a capa desta edição e as imagens que acompanham os perfis foram pensadas a partir da estética da série de Livia Fontana: aparecem como um grande blur, para depois serem exibidas em resolução total, como se tivessem carregado seu significado perante a sociedade.
A arte é criada a partir de uma inquietação pessoal da artista: nunca imóvel ou fechada, ela ganha novas percepções quando encontra outros olhares de seus espectadores. “Dizem que uma obra só está realizada a partir do olhar do espectador. Sendo assim, a interpretação que a revista fez [da minha obra] me deixa muito honrada”, avalia a artista, que também é fundadora da Boiler Galeria, em Curitiba, sobre a parceria com a TOPVIEW. “Este ano é importante para a mulher estar na agenda cultural e mundial e a TOPVIEW demonstra, assim, que está atualizada com as questões que estão sendo debatidas em âmbito global”, finaliza Livia Fontana.
Confira na ÍNTEGRA!
Leia a matéria de capa da edição de março da revista TOPVIEW