GIRL POWER nas telonas! 7 filmes com mulheres fortes e inspiradoras

GIRL POWER nas telonas! 7 filmes com mulheres fortes e inspiradoras

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, selecionamos nossos preferidos quando o assunto é mulher - tem drama, animação, ação e muita representatividade

1282 0
Compartilhe
Lista 7 filmes de mulheres inspiradoras

Em um momento tão marcante para a história do cinema, vemos as mulheres subindo ao palco de premiações para lutar por justiça nas telas e nos bastidores dos filmes. No embalo desse importante movimento cultural – e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – o time TOPVIEW elegeu sete filmes sobre mulheres fortes e inspiradoras, que traduzem um pouquinho o que é ser mulher.

Histórias Cruzadas (2011), escolha de Greyci Casagrande, editora de online

Por que assistir: É inspirador e emocionante, com um elenco incrível! Retrata o relacionamento afetuoso da independente Eugenia (Emma Stone) com suas empregadas negras – em plena era norte-americana de Direitos Civis. Octavia Spencer que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e encabeça uma cena HILÁRIA nesse filme! 

Diabo Veste Prada (2006), escolha de Marcus Yabe, publisher

Por que assistir: Escolhi este filme por conta da personagem de Meryl Streep, Miranda Priestly. O filme desperta a discussão sobre o que leva uma mulher com a personalidade e ações da principal executiva da revista a ser criticada – enquanto homens com o mesmo comportamento, não. 

Mulher-Maravilha (2017), escolha de Gabriel Krambeck, estagiário de online

Por que assistir: Depois de anos vendo o protagonismo de heróis homens no cinema, vemos uma mulher salvando o mundo. Diana não é só uma personagem forte fisicamente, mas com personalidade que, no cenário da Primeira Guerra Mundial, se depara com uma sociedade em que as mulheres eram completamente excluídas da sociedade (ainda mais, né). O filme, dirigido por uma mulher (Patty Jenkins), usa os momentos cômicos e de ação para dar um show de empoderamento. Meses após o filme ter saído de cartaz vi com clareza o poder do filme pela reação das crianças – quando vi um garotinho vestindo uma camiseta da Mulher-Maravilha e segurando uma boneca da heroína sabia que o filme tinha cumprido seu papel.

A Guerra dos Sexos (2017), escolha de Marcele Poiani, coordenadora executiva

Por que assistir: É uma história sobre igualidade! A história real da super tenista Billie Jean King, que buscou brilhantemente a igualdade de gênero no esporte e mesmas premiações para ambos os sexos.

Estrelas Além do Tempo (2016), escolha de Thaiany Osório, estagiária de impresso

Por que assistir: Além de ser extremamente inspirador para jovens garotas que buscam carreira em matemática, ciência e engenharia, também retrata as dificuldades de ser uma mulher negra em um ambiente predominantemente masculino e racista. 

Mulan (1998), escolha de Luise Takashina, editora-chefe

Por que assistir: Pra mim foi uma ruptura grande por se tratar de Disney. A Mulan é uma guerreira que se finge de homem para ajudar o pai. Nada menos princesa do que isso – e que com certeza foi um exemplo para milhões de meninas. 

Rainha de Katwe (2016), escolha de Pebi Azevedo, diretora de arte

Por que assistir: Mostra a vida pobre que a família leva em uma favela na região de Katwe, e a luta de Phiona dividida entre a paixão por xadrez (tentando participar de vários concursos, que renderiam inclusive dinheiro para ajudar a família) e a ajuda que dá pra mãe (maravilhosa, interpretada pela Lupita Nyong’o), a criar os irmãos mais novos. O elenco é impecável e todas as mulheres do filme são muito fortes e inspiradoras, mostrando que o que importa mesmo é perseverança e união. 

Qual o seu favorito dos sete? Tem uma indicação também? Deixe nos comentários os seus filmes de mulheres inspiradoras!

Neste Artigo

Converse com a Gente