ESTILO

5 livros sobre inovação que todo amante da tecnologia deve ler para se destacar no mercado

André Medina também está à frente do Vetor AG, programa de inovação da Andrade Gutierrez, que já realizou mais de mil conexões com startups

Os livros são uma ótima fonte de conhecimento. Conhecer novos títulos pode te apresentar histórias inspiradoras que podem inclusive motivar ações práticas de mudança nos negócios.

“Boas leituras auxiliam profissionais e empresas a se posicionarem e encontrarem boas referências em um mercado tão competitivo. Lidamos com inovação diariamente, que está em constante evolução, por isso, manter-se atualizado é essencial”, defende André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora.

Pensando nisso, Medina fez uma seleção de 5 livros indispensáveis para quem quer ingressar no mercado de inovação e se destacar com o seu negócio.

1- O Estilo Startup

Autor: Eric Ries

O mesmo autor de “Startup Enxuta” propõe deixar de lado estratégias antiquadas e mostra um novo formato de trabalho, que promove crescimento sustentável e impacto de longo prazo por meio da inovação contínua, destacando a criatividade humana como principal vantagem competitiva das empresas.

2- Empresas Feitas para Vencer

Autor: Jim Collins

Ao responder a pergunta “Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”, o livro destaca a importância do desempenho sustentável e como isso pode ser uma prática presente na cultura da empresa desde o seu surgimento. Jim Collins ainda aborda características comuns que levam uma empresa à excelência, enquanto outras não.

3- A revolução das startups

Autor: Bruno Perin

Com conteúdo leve e didático, o livro é ponto de partida para quem quer empreender e entender o mundo das startups, trazendo desde respostas básicas, como “o que são startups”, até a compreensão dos novos conceitos de empreendedorismo, ambientes dos empreendedores, suas ideias inspiradoras e como funcionam seus investimentos e competições.

4- Bold: oportunidades exponenciais

Autor: Peter H. Diamandis

A obra é quase um manual prático de como transformar, por meio da inovação, os maiores problemas do mundo em grandes oportunidades. Dividida em três partes, aborda as tecnologias exponenciais, a psicologia do empreendedor exponencial e suas ferramentas mentais e as práticas que permitem a qualquer pessoa alavancar a multidão hiperconectada para atingir um objetivo.

5- Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo

Autor: Kevin Kelly

O autor traz uma reflexão sobre o que podemos esperar para os próximos 30 anos, defendendo que grande parte dos acontecimentos são inevitáveis e definidos por tendências tecnológicas que já são correntes em nosso dia a dia. Kelly também avalia como ainda seremos afetados por transformações como a realidade virtual e a inteligência artificial.

Deixe um comentário