5 dicas para escolher a melhor cerveja no inverno
No dia 20 de junho começa o nosso inverno e quem pensa que a estação do ano não combina com cerveja, é porque não conhece as mais escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico, produzidas para, justamente, aquecer os dias frios.
“Um dos estilos que promete aquecer a temporada de inverno é a Double IPA. Com dose superior de lúpulo, ela se destaca por possuir o característico amargor acentuado do estilo, mas de forma equilibrada, sem agressividade. Possui aroma cítrico pronunciado e teor alcoólico de 7,5%. Sua coloração é um âmbar e sua espuma bastante cremosa, perfeita porque mantém todas as características da IPA tradicional, porém em uma versão mais potente”, explica Renan Leonessa, gerente de marketing da artesanal Madalena.
Confira as 5 dicas do especialista para escolher a cerveja ideal e apreciar a bebida na estação mais fria do ano.
- O teor alcoólico é uma das características na escolha da bebida nesta estação, porque quanto maior, ela tende a ser mais licorosa, proporcionando uma maior sensação de aquecimento na boca.
- Como o teor alcoólico é mais elevado, nada de servir esses estilos “estupidamente gelados”.
- O formato do copo é outro diferencial importante para a ingestão da cerveja. Os copos mais retos fazem com que a bebida vá mais diretamente para a boca, assim engolimos mais rapidamente. No inverno o ideal são copos com bases mais largas, parecidos com os de conhaque ou vinho tinto, assim há um consumo mais lento da bebida.
- Uma dica fácil de se observar também é a cor do estilo. No inverno escolha tons escuros, marrons e avermelhados que são os mais indicados, porque sinalizam algum nível especial de torra do malte.
- Cervejas maturadas em barris de madeira também indicam que o estilo é indicado para o inverno.