Vai viajar? Antes, confira 8 dicas IMPRESCINDÍVEIS para utilizar o 4G fora do Brasil
Tanto quanto preparar a mala perfeita, os dados de celular já são necessários para uma viagem sem imprevistos. Pensando em várias situações, Carlos Abilhôa, gerente de Trade Marketing da TIM na regional Sul, separou uma lista com 8 dicas para não ter problema nenhum com 4G em viagem. Confere só e que não falte internet!
8 dicas para utilizar 4G em viagem
Para economizar
Confirme se a linha tem o serviço de roaming ativo. Para passeios nacionais, a dica é acompanhar o consumo de dados e ficar atento a cobranças adicionais. Clientes dos planos Controle e Pós-pago da TIM não pagam roaming nacional, o que ajuda a economizar nas viagens. “Para o exterior, confira as regras do roaming internacional”, recomenda Carlos Abilhôa.
Roaming Internacional
Hoje, existem pacotes em conta que possibilitam o uso de dados e voz no exterior. A preocupação com o roaming é bastante frequente quando se trata de viagens internacionais. O cliente pode pesquisar quais as melhores alternativas que se adequem ao seu perfil.
Acompanhar o consumo
Em viagens nacionais, é comum ficar mais conectado ao pacote de dados do que ao wi-fi. Por conta disso, para evitar atingir a franquia de dados do plano, é importante acompanhar o consumo e evitar uso desnecessários, que possam ocasionar o fim da internet no smartphone ou necessidade de contratação de um pacote adicional. Desabilitar a atualização automática de aplicativos, que consomem dados sem que o cliente perceba, é uma boa forma de economizar dados.
Entretenimento consciente
Para evitar imprevistos, é preciso estar atento ao uso de dados para ouvir músicas ou jogos no smartphone. Seja em viagens internacionais ou nacionais com franquia de dados excedidas, o cliente deve dedicar um tempo para baixar as músicas antes da viagem, com o objetivo de ouvi-las no modo off-line (sem conexão com a internet), e evitar jogos que precisem realizar download durante o uso. O aplicativo TIMmusic by Deezer é uma excelente opção para ouvir músicas. Ele não desconta da franquia do pacote de dados em viagens nacionais e ainda oferece a opção de ouvir músicas salvas em modo off-line.
Aplicativos úteis
Existem aplicativos de compressão de dados, que permitem diminuir o tamanho de imagens e vídeos, ajudando no compartilhamento e postagem dos conteúdos. Há também ferramentas que permitem ao usuário identificar quando o roaming está em uso e admite o bloqueio de alguns aplicativos para que eles só funcionem com o Wi-Fi.
Ferramentas de localização off-line
Uma boa opção para quem quer utilizar mapas ou aplicativos para auxiliar na localização, mas não deseja gastar seu pacote de dados ou depender de wi-fi, são as ferramentas de localização e navegação que funcionam sem internet. Existem também plataformas que informam sobre linhas de metrô na Europa e Estados Unidos. Há opções, ainda, que fornecem localização geográfica detalhada, exigindo conexão apenas para download do mapa. O acesso não necessita de internet.
Uso inteligente dos navegadores
Nem todos sabem, mas há navegadores em que é possível utilizar menos dados do que outros. Com menos megabytes, a navegação terá mais velocidade e economia na franquia de dados contratada. Alguns também permitem que suas páginas sejam carregadas em um local conectado e fiquem salvas para leitura off-line, sem necessitar usar o roaming ou carregá-las novamente.
Gastar o mínimo possível
Se o objetivo for economizar e não houver necessidade de usar dados ou voz em viagens internacionais, o usuário deve manter o aparelho em modo avião durante o tempo que estiver no exterior. Se preferir limitar o uso apenas a ligações, deve desativar o roaming de dados do smartphone, função localizada nas configurações do celular.