4 vantagens de estudar idiomas online - TOPVIEW

4 vantagens de estudar idiomas online

Econômica e descomplicada, a opção de se dedicar ao aprendizado de uma nova língua por meio de plataformas digitais está ganhado força nos últimos anos

Compartilhe

A tendência de buscar conteúdos educacionais online está em ascensão ininterrupta há mais de duas décadas, acompanhando o crescimento e popularização da própria internet. São incontáveis as opções de cursos, atividades, palestras e materiais de todos os formatos que são desenvolvidos e disponibilizados todos os dias sobre assuntos diversos em inúmeras vertentes pedagógicas, acadêmicas e instrutivas, e que podem ser acessados nos mais variados tipos de sites, aplicativos e plataformas digitais.

Neste cenário, os conteúdos sobre o aprendizado de um novo idioma são sem dúvida os protagonistas. E se a opção de assimilar uma nova língua de forma remota e online já vinha conquistando adeptos periodicamente pela facilidade e conforto, em tempos de distanciamento social o formato tem se convertido em um grande aliado aos que optaram por tornar o período de reclusão mais proveitoso acrescentando o aprendizado de novas habilidades e capacitações à rotina.

Para aqueles que ainda não conhecem os prós desta modalidade, Cláudio Matos, um dos responsáveis pela startup Kultivi, considerada uma das maiores plataformas de ensino online do Brasil, elencou as 5 principais vantagens de estudar idiomas online. Atualmente, a startup oferece cursos online totalmente gratuitos com mais de 600 aulas para quem quer estudar inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Economia: sem dúvida, a principal conveniência de optar pelos estudos online é o custo benefício. Diferente de uma escola tradicional que precisa de pleitear sua manutenção física, uma estrutura digital permite que a instituição geradora de conteúdo reduza custos e repasse a diminuição nos gastos também para os alunos. Além disso, o aluno não precisar se transportar até uma escola já reduz custos. Também é possível acessar plataformas que disponibilizam conteúdos completos, de alta qualidade integralmente gratuitos. “Um curso de língua estrangeira como o nosso, se vendido, não sairia por menos de R$ 10 mil. A modalidade virtual oferece a democratização deste tipo de ensino.”, afirma Cláudio Matos.

Conforto e flexibilidade de horários : otimizar o tempo é um dos grandes desafios de quem pretende estudar um novo idioma. Em um curso online, diferente do sistema tradicional de ensino, é possível  fazê-lo de casa, do trabalho ou do local mais conveniente para o aluno, sem comprometer valiosos minutos com locomoção e horários limitados, proporciona a liberdade de se dedicar e aproveitar intervalos durante o dia ou escolher os períodos que melhor funcionam para cada estudante.

Autonomia no aprendizado: aprender um segundo idioma exige foco e dedicação e no geral a internalização de um novo vocabulário e estrutura linguística é bastante individual, o que acaba sendo uma das desvantagens dos cursos presenciais em que o professor precisa encaixar um único método para várias pessoas . “Cada aluno tem o seu tempo, cada estudante tem um perfil de aprendizado. As facilidades e dificuldades raramente vão se manifestar igualmente,  e no ensino de idiomas isso é ainda mais evidente pois exige um entendimento efetivo”, explica Cláudio Matos.  Estudando online é possível assistir cada aula quantas vezes forem necessárias, consultar material de apoio e buscar o significado de uma palavra muito rapidamente. Além disso cada aluno consegue focar no que julga mais importante ou desafiador e acelerar a produtividade e o alcance da fluência.

Variedade e conteúdos atualizados: uma boa definição para o processo de aprendizado em um curso online é liberdade. O aluno jamais estará limitado a um único material didático ou método de ensino. A variedade de conteúdos disponíveis e constante atualização das plataformas garante uma compreensão vasta e eficaz. “Mais do que isso, proporciona ao estudante criar e conduzir a sua própria metodologia, já que é possível a partir das vídeo aulas, tomar conhecimento de uma matéria, aprender sua estrutura e então definir a forma mais eficiente de absorver esse conteúdo”, completa o especialista.

In this article

Join the Conversation