ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Difícil de explicar e com uma pronúncia curiosa, a palavra dinamarquesa hygge (pronunciada ‘huga’) representa algo como  “aconchego” e reflete um conceito de vida que se tornou uma tendência mundial em 2017. O hygge reúne como numa receita pontos que resultam em atmosferas calorosas  próprias para desfrutar as coisas boas da vida. Imagine o escuro e gelado inverno dinamarquês e – nesse cenário –  uma sala iluminada com velas, sofás e poltronas aconchegantes, cheiro de comida boa saindo do forno, barulho da chuva lá fora e amigos reunidos em volta de uma mesa de madeira repleta de delícias, chás e vinho quente. Isso é aconchego e acolhimento. Isso é hygge.

Esta obsessão nacional com todas as coisas acolhedoras chega a ser creditada como uma das razões pelas quais a Dinamarca é conhecida como um dos países mais felizes do mundo apesar de seus invernos intensos. Agora, o resto do planeta está tomando amor por esse maravilhoso modo de vida, que surgiu no início dos anos 1800, quando a palavra hygge apareceu pela primeira vez na linguagem escrita derivada de uma palavra norueguesa para “bem-estar”. A tendência tomou o Reino Unido, onde livros sobre o tema foram publicados em 2016; avança pelas casas nova-iorquinas e como assunto também nos cultuados The New York Times e New Yorker; e invade o Pinterest com milhares de referências. 

#HYGGE NO DÉCOR

A beleza estética é válida, mas o conforto é primordial no estilo hygge. Dessa maneira, os materiais aqui tendem a ser suaves e macios, criando uma  deliciosa sensação caseira e aconchegante. A dica é utilizar muitas almofadas e mantas. Buscamos na Ton Sur Ton, em Curitiba, alguns representantes desse lifestyle.

Poltrona Tibet

Poltrona Tibet:clima zen para uma estética contemporânea

Inspirada no Tibete e em todo o movimento espiritualista que compõe aquele país, essa poltrona traz um clima zen para uma estética contemporânea. A estrutura de madeira foi inspirada nos portais dos templos, daí os pés inclinados e com aspecto “aterrado”, firmes ao solo. Já a estrutura estofada é uma alusão à postura meditativa, de lótus, muito encontrada nas imagens de Buda. As faixas laterais foram inspiradas em uma vestimenta retirada de uma imagem da Monja Coen.

Lanterna Outdoor

Luminária em madeira: para ambientes externos aconchegantes

Um dos materiais que melhor representam o conceito hygge é a madeira  que compõe essa luminária para ambientes externos aconchegantes. Os detalhes em corda náutica contam com diversas opções de cores.

Sofá Malta

Sofá Malta: acima de tudo, confortável como pede o hygge

Para um lar confortável e bonito, um sofá resistente e de qualidade, e  que “abraça”.  A dica é o sofá Malta, com base em madeira, uma das matérias que representam muito bem o hygge. Assento e encosto são estofados com espuma de alta densidade.

*Esse conteúdo é oferecido pela Ton Sur Ton

Deixe um comentário