10 motivos para investir nas aulas de canto - TOPVIEW

10 motivos para investir nas aulas de canto

Descubra tudo o que pode aprender ao escolher praticar aulas de canto com um professor particular

Compartilhe

Todo mundo nasce com alguma habilidade, ou até com alguma disposição para praticar algum hobby. Mas, na hora de investir em aulas particulares nessa habilidades ou hobbies, muita gente esbarra num pré julgamento que pode atrapalhar bons momentos de aprendizado.

Por exemplo, aula de canto é apenas para quem quer seguir carreira de cantor? Não. Você ficaria surpreso se soubesse o quanto cantar pode trazer mais benefícios do que “espantar seus males”.  Todo mundo pode cantar bem? Sim, as técnicas podem ajudar as pessoas a cantarem melhor ou até a quem já é afinado a corrigir alguns pontos e aprimorar sua técnica. 

Como funciona uma aula de canto? 
Os programas de canto podem variar de acordo com o professor e com o intuito das aulas de canto, mas em geral você vai receber noções de técnica vocal e interpretação. 

Técnica vocal

  • funcionamento do seu aparelho fonador;

  • exercícios para controlar e melhorar a respiração para o canto;

  • exercícios vocais (vocalises) para treinar e aperfeiçoar a emissão e projeção da voz, dicção e a articulação, a extensão vocal, a afinação e o ritmo e o timbre.

Interpretação

  • ampliação do seu repertório na música brasileira e internacional;

  • prática orientada, experimentando diversos recursos interpretativos;

  • gravação e audição comentada sobre a sua interpretação das canções escolhidas;

  • prática de uso do microfone;

  • busca de um estilo pessoal;

  • treinamento do seu “ouvido” musical.

Viu como uma aula de canto pode conter muito mais do que apenas cantar bem? Descubra abaixo alguns motivos para começar a sua hoje mesmo:

  1. Desenvolva uma nova habilidade

Se o meio musical te encanta, saiba que aprender a cantar bem é um longo caminho. Se você já canta no banheiro ou em casa e gosta de fazer isso mas acha que falta um tanto de orientação, uma boa aula de canto vai te ajudar a desenvolver essa habilidade.

E, não se preocupe com o que dizem. Como falamos no começo, muita gente pensa que aula de canto é apenas para cantores profissionais, mas aprender a cantar pode te ajudar a se posicionar melhor diante de outras pessoas, a te dar mais segurança. Além de ser um momento de prazer que você terá. 

  1. Afine seu ouvido

Uma aula de canto vai te ajudar a perceber a música como você nunca fez antes. À medida que for conhecendo mais sobre as técnicas, vai apurando suas noções de ritmo e melodia. 

Ser afinado e ter ritmo pode ser algo que você conquista diante de muito treino. O acompanhamento de um professor nessa jornada vai te trazer mais confiança para se jogar nessa paixão e soltar ainda mais a sua voz.

  1. Aprenda a usar seu ar no canto

A nossa voz é como um instrumento. Ela é formada pelo som que é emitido pelas pregas vocais e pelo ar. Numa aula de canto você vai aprender a administrar esse ar para produzir um som vocal de melhor qualidade.

  1. Saiba explorar toda a sua potência vocal

Com treinamento você será  capaz de entender tudo o que pode fazer com a sua voz. Criar diferentes sons, emitir texturas e alcançar notas graves, agudas ou até a emitir sons bem baixos e continuar com a voz afinada.

Nessa hora, a ajuda de um superprof de canto é ainda mais válida. Assim, conseguirão descobrir, juntos, diferentes maneiras para agradar a todos os ouvintes.

  1. Aprenda a adequar sua voz a diversos estilos musicais

Alguns timbres de voz foram feitos para determinados estilos musicais, mas com um bom treinamento você pode aprender a cantar bem em vários deles. Moldar a sua voz vai depender de como você a articula.

O som que é gerado nas suas cordas vocais passa pela laringe, faringe, cavidade oral e também pela cavidade nasal. Tudo isso transforma o timbre da sua voz e um dos ensinamentos da sua aula de canto é aprender como impostar a voz para chegar ao timbre que deseja.

Dessa forma, no lugar de apenas cantar, você poderá encontrar a melhor forma de emitir sua voz, de maneira que ela fique mais harmoniosa.

  1. Aprenda a fazer “efeitos”

Vibratos, melismas, portamentos, glissandos e distorções vocais são alguns dos diferentes ornamentos e efeitos possíveis de produzir com na sua voz. São os efeitos que tornam um canto mais bonito, ou até fazem a música que todos conhecem ganhar uma roupagem única. A forma de aplicar esse efeitos e interpretar as canções vai te fazer se destacar.

  1. Descubra como usar o corpo para melhorar sua voz

O seu corpo influencia no seu canto. Por isso aprender a se jogar na performance e sentir a música faz parte de uma boa apresentação. Isso vai te ajudar também a aprender a não perder o fôlego no canto se precisar dançar junto.

  1. Fortaleça seu sistema imunológico 

Isso mesmo. Uma pesquisa (Universidade de Frankfurt) descobriu um aumento de proteínas que funcionam como antibióticos depois de cantores passarem um tempo ensaiando. Por isso, cantar ainda ajuda a dar um up na sua saúde. 

  1. Cantar é uma atividade física

Numa aula de canto você faz exercícios de respiração. Eles fortalecem o seu diafragma e isso vai ajudar a estimular sua circulação sanguínea.  Isso acontece porque durante um treinamento vocal você consome uma grande quantidade de oxigênio.

  1. Durma melhor com o seu canto

Assim como qualquer prática que exija um esforço do corpo, uma coisa acaba influenciando em outra. Mesmo parado, você está ali fortalecendo seus músculos da garganta e palato. Isso vai melhorar muito a qualidade do seu sono. 

Procurar por um professor de canto é um ótimo investimento para quem deseja aproveitar os diversos benefícios da arte do cantar – e no conforto de sua própria casa.

In this article

Join the Conversation