ESTILO GASTRONOMIA

4 cervejarias de Maringá que você precisa conhecer

A cidade no Norte do Paraná, assim como Curitiba, também ganha força no mercado de cervejas artesanais. Conheça quatro cervejarias

Muito se fala de cerveja artesanal em Curitiba, mas o que muita gente não sabe é que o Norte do Paraná também investe alto em opções para os apreciadores da bebida. Pelo menos quatro cervejarias de Maringá oferecem uma variedade considerável de rótulos artesanais em bares, restaurantes e mercados da cidade e região.

As cervejarias locais têm ganhado mais força no mercado porque além de profissionalismo, qualidade, prêmios e organização do setor, a cidade conta com a promoção de eventos relevantes. O Festival da Cerveja Artesanal, por exemplo, foi incluído no calendário oficial. Além disso, Maringá entrou para o circuito da Oktoberfest, sendo que a primeira edição será de 15 a 17 de setembro no Pavilhão Azul do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com foodtrucks de 48 cervejarias artesanais e comerciais.

Cervejaria Araucária em Maringá

Uma das cervejarias pioneiras em Maringá é a Cervejaria Araucária. A empresa é conduzida pelos irmãos e engenheiros químicos, Rodrigo e Diovani Frigo e pelos investidores Maurício Partala e Marcel Leal. “Antes de adquirir a fábrica, porém, passamos um bom tempo pesquisando, desenvolvendo receitas e fazendo testes até o produto ter qualidade suficiente para comercialização”, comenta Rodrigo.

O foco, segundo o empresário, estava em fabricar cervejas artesanais. Abrir um bar não estava nos planos. A ideia mudou quando a demanda cresceu. Foi, então, que surgiu a TastingRoom, mais conhecida como loja da fábrica, em que o cliente compra cervejas, participa de degustação e eventos, e ainda conhece a produção. Hoje, são seis tipos de cerveja, além das opções sazonais servidas em barril, e a produção mensal é de seis mil litros.

Maringá também tem cervejaria cigana 

A empresa RedCor iniciou com uma proposta de cervejaria cigana, por não terem recursos para investimento. David Redmerski Júnior e Edvaldo Correia contavam com a parceria da Cervejaria Araucária para a produção de dois rótulos.

A partir de 2016, a produção da RedCor passou a ser feita na Cerveja Blumenau, em Santa Catarina. Hoje, a marca conta com seis rótulos. “Desenvolvemos e testamos nossas receitas em panelas caseiras. Nos dedicamos diariamente ao estudo para obter a qualidade desejada”, destaca o cervejeiro que, junto com Correia, faz o curso sommelier pela Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau (SC). Hoje a RedCor distribui a bebida em mais de 250 pontos em todo o Brasil.

Na torneira!

Os sócios Daniel Chaves, Guilherme Palu e Marcelo Baptistella, decidiram em 2014, após diversas experimentações caseiras, tirar o projeto do papel e fazer a primeira produção comercial, fundando a Cervejaria Cathedral. Na fase inicial, a fábrica atuava com duas linhas de cervejas engarrafadas. “Quando começamos a ter visão mais aprofundada deste mercado, percebemos que era possível mudar a estratégia da empresa. Então, decidimos abrir um brewpub, ou seja, um bar para servir cervejas frescas”, ressalta Chaves.

Após um período de estruturação, a Cathedral Fábrica Bar foi inaugurada em novembro de 2016. “Nesta etapa, paramos a produção de cervejas engarrafadas e optamos pela liberdade na criação de receitas, que passaram a ser servidos em 16 torneiras”. Para os sócios, a grande vantagem do brewpub é atuar sem a preocupação burocrática e logística que envolve os produtos engarrafados. Por enquanto eles pretendem manter o foco na produção local e na gestão da Cathedral Fábrica Bar, que tem capacidade limitada de público.

Deixe um comentário