#amazontrip: Mercado Municipal Manaura, de estilo Art Noveau, é recheado de itens amazônicos
“Você tem que conhecer o Mercadão!” Ouvi isso diversas vezes em relação à minha viagem a Manaus. Pois bem, nós fomos conhecê-lo. O nome popular é só porque ele é grande, pois se fosse pela sua arquitetura em estilo Art Noveau inspirada no mercado de Les Halles de Paris, o Mercado Municipal de Manaus deveria ser conhecido e chamado todos os dias pelo seu nome real: Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Um nome imponente tanto quanto sua imagem.
Posso resumir? É lindo! Mais do que lindo, é um lugar que você tem que conhecer quando for a Manaus. Claro que o entorno é típico dos nossos centros históricos brasileiros, degradados e sujos. Mas isso perde importância quando você chega ao revitalizado Mercado Municipal que possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.
É importante que você saiba e preste atenção em todos os elementos de ferro que não possuem similar no mundo inteiro, nas duas fachadas distintas onde estão os pórticos de entrada, sendo que a entrada principal possui um portão vazado ladeado por duas janelas de verga retas coroadas com frontões triangulares. A construção do mercado foi liderada pela “Bakus & Brisbin”, de Belém, com pavilhões construídos em estrutura de ferro, pela “Francisc Norton Engineers” de Liverpool. Pela suas características únicas e especiais, em 1987 a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).