Os brasileiros abocanharam 43 prêmios no iF Design Award 2015, que acaba de divulgar os resultados. Foi um recorde que superou com larga vantagem o desempenho de 2014, de 25 premiações. Dois dos produtos premiados são de Curitiba: a luminária Pingo de Luz é da Lumen Design, e o livro Make B., de O Boticário, é da Brainbox Design. Ainda do Paraná, o Brand Design Studio, de Maringá, foi um dos vencedores na categoria Indentidade Corporativa, para a marca Idol, de camisetas e acessórios.
Um dos mais conceituados prêmios de design do mundo, o iF foi fundado em 1953 e abrange as disciplinas de produto, comunicação, embalagem, arquitetura e design de interiores, além de conceitos profissionais.
“Há alguns anos o Brasil passou a ocupar um lugar de destaque no cenário do design mundial. No iF Design Award 2015 essa excelência do segmento no país ficou evidente, com centenas de trabalhos inscritos e dezenas de projetos premiados. O resultado foi sensacional e superou todas as expectativas”, comemora Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design (CBD), escritório representativo do iF no Brasil.
No geral, o Brasil ficou entre os oito mais premiados, ao lado de Alemanha, China, Coréia do Sul, Taiwan, Japão, Estados Unidos e Holanda.
Os projetos premiados são expostos em Hamburgo, na Alemanha, e aparecem em um aplicativo disponível para download de forma gratuita. “Eles contam com o reconhecido selo em seus produtos e os trabalhos inseridos na exposição online do iF, que recebe cerca de 200 mil acessos únicos por mês”, explica Juliana.
O júri internacional, que contou com a participação de grandes nomes do design mundial, entre eles os brasileiros Marcelo Rosenbaum e Gustavo Greco, foi realizado na semana passada, em Hamburgo. A cerimônia oficial de premiação vai acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, na cidade de Munique, também na Alemanha, no Museu da BMW.