ESTILO CULTURA

Galeria Danielian lança programa de representação de artistas

Abertura de segundo endereço em São Paulo reforça movimento de galerias em quadrilátero no Jardins

A Danielian inaugura neste sábado (06/12) seu novo endereço em São Paulo, na Rua Estados Unidos, 2.157, ampliando sua presença na capital e reforçando o eixo de galerias que se consolida no bairro (Danielian, Yehudi Hollander-Pappi, Martins Monteiro, Fortes D’Aloia & Gabriel). A abertura marca uma mudança estratégica da galeria, conhecida por sua atuação com acervos históricos e mercado secundário, que agora passa a representar artistas contemporâneos — brasileiros e internacionais — de diferentes origens, mídias e suportes.

Esse reposicionamento se dá em um contexto de crescimento: participação ampliada em feiras nacionais e internacionais, aumento da presença em São Paulo — principal centro de colecionismo do país. No Rio, o galpão anexo à sede da Gávea será dedicado às exposições contemporâneas.

A movimentação revela um novo capítulo para os irmãos Danielian, que estão há duas décadas à frente da galeria e iniciaram suas atividades ao herdar a coleção de arte brasileira dos pais. Hoje, combinam tradição e renovação ao assumir um papel mais ativo na construção de trajetórias artísticas e na circulação de obras também no mercado primário.

Fundada no Rio de Janeiro, a Danielian construiu sua reputação a partir de acervos que abrangem artistas acadêmicos, modernos, concretos, neoconcretos e contemporâneos, além de nomes centrais da arte brasileira do século 20, como Jorge Guinle, Manuel Messias dos Santos, Odoteres Ricardo de Ozias e Paulo Pedro Leal.

LEIA TAMBÉM: Djavan celebra 50 anos de carreira com turnê nacional

A decisão de inaugurar um programa contemporâneo marca uma mudança de perfil da empresa: além de negociar obras históricas, a galeria passa a investir na produção de novas obras, no acompanhamento de trajetórias e na inserção institucional de uma nova geração de artistas – Alvaro Seixas, Ana Neves, Anna Bella Geiger, Darks Miranda, Emilio Azevedo, Florencia Rodríguez Giles, Mariana Tassinari, Nicholas Grafia, Ottavia Delfanti e Thales Pomb.

“Expandir para um novo endereço em São Paulo significa acompanhar o movimento da própria cidade. Ao iniciar a representação de artistas brasileiros e internacionais, abrimos espaço para uma programação mais diversa e conectada à produção artística atual.” — Luiz Danielian

O programa combina artistas em início de trajetória institucional com nomes já consolidados e uma dupla para a direção artística da galeria – Livia Benedetti e Dereck Marouço.

Serviço

Data: sábado, 6 de dezembro de 2025
Horário: das 11h às 17h
Local: Rua Estados Unidos, 2157