SELF SAúDE

Inovação e integração do atendimento redefinem o mercado de saúde no Brasil

Medicina preventiva e novos modelos de gestão impulsionam a transformação de um setor que atende 52 milhões de pessoas por meio de planos privados de saúde no país

O setor de saúde brasileiro vive um momento de transformação, marcado pela inovação, integração de dados e valorização da medicina preventiva. Nesse cenário, cresce a busca por modelos que unam eficiência, cuidado e sustentabilidade do negócio, um desafio que vai muito além da estrutura hospitalar ou do consultório médico, destacou o médico e executivo Cassio Zandoná, CEO do Eco Medical Center, durante o Fórum de Competitividade do World Trade Center (WTC) Curitiba, realizado em Curitiba.

Zandoná informou para uma plateia de empresários e executivos que o país tem hoje 52 milhões de pessoas com plano privado de saúde, o equivalente a 25% da população brasileira. Desse total, quase 80% estão em planos corporativos, oferecidos pelas empresas. “As companhias entenderam que saúde é qualidade de vida e também estratégia de retenção de talentos”, afirmou. O café da manhã realizado no Business Center contou com a parceria de mídia da plataforma de comunicação TOPVIEW Business, do Grupo Ric.

Sistema integrado usa a tecnologia a serviço do paciente

Cassio Zandoná defendeu que o modelo tradicional de cuidado, centrado na doença, está dando lugar a um sistema integrado, que utiliza tecnologia e gestão para promover atenção contínua ao paciente, desde a prevenção até o acompanhamento remoto. “O sistema de saúde é, por natureza, desintegrado. O nosso desafio é oferecer um atendimento completo, em que o paciente encontre tudo em um único ecossistema, com comodidade e informação compartilhada entre as especialidades”, explica.

A proposta vem sendo colocada em prática no Eco Medical Center, empreendimento que reúne 45 especialidades médicas e 430 profissionais, conectados por um único prontuário eletrônico. O centro também aposta em soluções digitais, como telemedicina e monitoramento de pacientes, para tornar o cuidado mais ágil e acessível. Esse foi um dos diferenciais que elegeram o Eco Medical Center pelo segundo ano consecutivo como o Melhor Centro Médico de Curitiba no Prêmio Mais Saúde TOPVIEW.

LEIA TAMBÉM: Prêmio Personalidades TOPVIEW 2025 celebra o DNA transformador do Paraná

Para Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, a transformação do setor é impulsionada pela inovação e por uma nova mentalidade sobre o papel da saúde. “O mais importante é enxergar o cuidado antes da doença. A integração das disciplinas e a prevenção são essenciais para garantir mais qualidade de vida e sustentabilidade ao sistema”, afirma.

Com a incorporação de tecnologia e a ampliação de modelos híbridos de atendimento, o mercado de saúde no Brasil se fortalece como um dos mais dinâmicos da economia, avançando rumo a uma nova era de integração, eficiência e bem-estar.

Todos os eventos realizados ao longo do ano pelo WTC Curitiba têm a parceria de mídia da plataforma TOPVIEW Business, que integra o Grupo Ric. O trabalho em conjunto estreou no início de 2024 e continua neste ano, promovendo mensalmente eventos empresariais destinados a aprofundar informações sensíveis e estratégicas para o ambiente de negócios do Paraná. Os eventos recebem ampla cobertura multiplataforma dos veículos do Grupo Ric, incluindo um caderno de cinco páginas na revista TOPVIEW impressa.