ESTILO CULTURA

Wes Anderson ganha mostra inédita em Londres

Exposição reúne mais de 700 itens do acervo pessoal do diretor, incluindo modelos, figurinos, esboços e materiais raros

O Design Museum, em Londres, inaugura Wes Anderson: The Archives, a primeira grande retrospectiva dedicada ao universo estético e narrativo do cineasta norte-americano. Em cartaz até 26 de julho de 2026, a exposição foi desenvolvida em colaboração com a Cinémathèque Française e oferece ao público acesso inédito ao vasto acervo pessoal do diretor com um verdadeiro mergulho em três décadas de criação cinematográfica.

A maquete rosa do The Grand Budapest Hotel. (Foto: divulgação)

Ao reunir objetos icônicos, materiais de bastidores e documentos raros, a mostra traça a evolução da obra de Anderson, dos primeiros experimentos nos anos 1990 às produções mais recentes. Para os fãs, é uma oportunidade única de ver de perto a construção de alguns dos universos visuais mais marcantes do cinema contemporâneo.

O Design Museum recebeu acesso sem precedentes ao arquivo pessoal do cineasta, e grande parte das peças exibidas nunca havia sido mostrada no Reino Unido. São mais de 700 objetos, entre storyboards originais, polaroides, pinturas, esboços, cadernos de anotações, miniaturas, maquetes, marionetes e figurinos completos de personagens icônicos.

LEIA TAMBÉM: Galeria Ybakatu celebra 30 anos com reinauguração em novo espaço

A exposição destaca o processo criativo por trás de filmes como The Grand Budapest Hotel, The Wonderful Story of Henry Sugar, Fantastic Mr. Fox, Moonrise Kingdom e Isle of Dogs. Estão lá:

  • A maquete rosa do The Grand Budapest Hotel, em tamanho detalhado;
  • As máquinas de venda automática usadas em Asteroid City;
  • O casaco Fendi usado por Gwyneth Paltrow como Margot Tenenbaum;
  • Os bonecos em stop motion de The Life Aquatic with Steve Zissou;
  • O Mr. Fox com seu terno de veludo cotelê;
  • A show dog Nutmeg, com cenários em miniatura.

Além das peças finalizadas, o público encontra material de trabalho em andamento, maquetes, estudos e processos de stop-motion — um dos formatos mais celebrados da carreira de Anderson.

(Foto: divulgação)

Um dos destaques é a exibição do curta Bottle Rocket, produzido em 1993 e responsável por lançar a parceria entre Anderson e Owen Wilson, além de abrir caminhos para o longa-metragem homônimo de 1996. A mostra utiliza esse ponto de partida para apresentar o amadurecimento da linguagem visual do diretor, agora reconhecida mundialmente por sua simetria, paleta de cores cuidadosamente escolhida e direção de arte detalhista.

Quem é Wes Anderson?

Nascido no Texas, Estados Unidos, Wes Anderson é diretor, roteirista, produtor e ator. Formado em filosofia, conheceu Owen Wilson na universidade — parceria que resultaria em seu primeiro curta e no início de uma carreira marcada por prêmios e indicações.

Anderson foi indicado ao Oscar por The Royal Tenenbaums (2001), Moonrise Kingdom (2012) e The Grand Budapest Hotel (2014). Em 2024, venceu seu primeiro Oscar com A Incrível História de Henry Sugar. Fora do cinema, também assina projetos de design, como o charmoso Bar Luce na Fundação Prada, em Milão.

Serviço 

Local: Design Museum — 224-238 Kensington High Street, Londres W8 6AG
Período: 21 de novembro de 2025 a 26 de julho de 2026
Horários: Segunda a quinta: 10h–17h | Sexta e domingo: 10h–18h | Sábados: 10h–20h (funcionamento estendido para esta exposição)

*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.