Yoga e neuroplasticidade: novo estudo revela como a prática estimula adaptações cerebrais
Um novo estudo publicado pela Atena Editora explora como o yoga pode ativar mecanismos iniciais de neuroplasticidade no cérebro humano.
O artigo “Initial Mechanisms of Neuroplasticity: How Yoga Practice Stimulates the Activation of Adaptive Neuronal Cascades”, foi conduzido pelo professor de yoga e especialista no Método Kaiut Yoga, Ravi Kaiut, em parceria com o Pós-PhD em Neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, e com o criador do método, Francisco Kaiut.
O estudo destaca que o cérebro humano, altamente adaptável, remodela-se constantemente em resposta a experiências, aprendizagem e estímulos. Essa capacidade, chamada neuroplasticidade, é essencial para memória, cognição e bem-estar emocional. A prática de yoga, segundo os autores, potencializa esse processo por meio da integração de movimento, respiração e meditação.
“Yoga não é apenas exercício físico. Ele atua em múltiplos níveis, promovendo equilíbrio entre corpo e mente e modulando funções cerebrais ligadas ao controle emocional e à atenção”, explica Ravi Kaiut.
LEIA TAMBÉM: Insônia e menopausa: estudo revela impacto na vida de mulheres
Ação em neurotransmissores
Entre os achados, estão evidências de que a prática regular influência neurotransmissores como serotonina e dopamina, aumenta a produção de BDNF (fator neurotrófico), estimula neurogênese no hipocampo e fortalece conexões sinápticas.
Além disso, as técnicas respiratórias (pranayama) e meditação, também utilizadas na prática, auxiliam na regulação autonômica e no gerenciamento do estresse, favorecendo a resiliência mental.
Principais benefícios associados à prática de yoga para o cérebro:
- Melhora da atenção e da memória;
- Redução da ansiedade e do estresse;
- Maior equilíbrio emocional;
- Aumento da neuroplasticidade e das conexões neurais;
- Regulação da atividade autonômica e melhora da qualidade do sono.
De acordo com Ravi Kaiut, o estudo reforça a importância da prática para a saúde integral.
“Estamos validando cientificamente algo que já sabíamos pela experiência: yoga transforma não só o corpo, mas a mente e a forma como reagimos à vida”, afirma.